- Oppenheimer, físico que inspirou filme de Christopher Nolan (Domínio Público)

Oppenheimer: quem é o físico que inspirou filme de Nolan?

Novo filme de Christopher Nolan conta história de Oppenheimer, criador da bomba atômica

por Heloísa Lisboa (@helocoptero) Publicado em 14/07/2023, às 15h46

O mais novo filme de Christopher Nolan, Oppenheimer, traz Cillian Murphy no papel do físico J. Robert Oppenheimer. A estreia nos cinemas do Brasil está marcada para o dia 20 de julho, mas antes de garantir seu ingresso, entenda alguns pontos sobre o filme:

 

Quem foi Oppenheimer?

Julius Robert Oppenheimer nasceu na cidade de Nova Iorque, em 1904. Era filho de um importador de tecidos bem-sucedido, com origem judaica e alemã. Cursou química na Universidade de Harvard, e física na Universidade de Cambridge e na Universidade Göttingen, concluindo os estudos em 1927.

Cillian Murphy interpreta Oppenheimer no novo filme de Nolan (Divulgação)

 

 

O que foi o Projeto Manhattan?

Como um físico teórico renomado, Oppenheimer foi convidado para participar do Projeto Manhattan. Pouco antes do ínicio da Segunda Guerra Mundial, ainda em agosto de 1939, o então presidente dos Estados Unidos Franklin D. Roosevelt recebeu uma carta com tom de alarde. O recado foi assinado por Leó Szilárd e nada mais, nada menos, do que Albert Einstein. Os físicos escreveram no documento, que ficou conhecido como carta Einstein-Szilárd, sobre um suposto plano da Alemanha para desenvolver uma bomba nuclear. Anos depois, em 1942, o Projeto Manhattan teve início, com o objetivo de obter a tecnologia antes do país europeu.

Albert Einstein e Oppenheimer (Domínio Público)

 

 

Hiroshima e Nagasaki

Oppenheimer se tornou um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento da bomba atômica. Depois de um teste na operação nomeada "Trinity", em 16 de julho de 1945, o potencial da arma foi comprovado. Nos dias 6 e 9 de agosto daquele mesmo ano, as cidades Hiroshima e Nagasaki, no Japão, foram bombardeadas como retaliação pelo bombardeio a Pearl Harbor, base dos Estados Unidos. Estima-se que mais de 100 mil pessoas morreram. O físico, no entanto, reconheceu seu papel diante da tragédia:

Agora eu me tornei a Morte, a destruidora de mundos.

 

Morte

Julius desaprovou a decisão tomada pelo governo norte-americano, passou a defender o controle atômico, e virou alvo do FBI. Ele se mudou para as Ilhas Virgens e morreu em decorrência de um câncer na laringe, aos 62 anos.

cinema guerra Christopher Nolan oppenheimer cillian murphy

Leia também

Trilha sonora de Wicked já está disponível nas plataformas digitais


A utopia de Francis Ford Coppola


A condição de Halle Berry para fazer sequência do filme Mulher-Gato


'Calígula: O Corte Final' remove cenas explícitas e ganha nova versão; confira a data de estreia


Isabel May será filha de Sidney Prescott em Pânico 7; filme marca o retorno de Neve Campbell à franquia


Mufasa: O Rei Leão ganha trailer com nova versão de 'Hakuna Matata'