Ranking de filmes mais pirateados em 2022 é liderado por produções da Marvel e DC, segundo empresa de pesquisa focada em pirataria
Redação
Publicado em 07/02/2023, às 10h05Todo ano, é bastante comum algumas pessoas esperarem os grandes lançamentos dos cinemas chegarem em serviços de pirataria para poder, enfim, assistir determinado filme. Com 2022 não seria diferente: Muso, empresa de pesquisa focada em pirataria, revelou os longas mais pirateados no ano. As informações são da Variety.
O ranking de filmes mais pirateados conta com grande domínio de filmes de super-heróis baseados nos quadrinhos de Marvel e DC, que representam 70% dos longas vistos de maneira ilegal. O primeiro lugar foi dominado por Homem-Aranha: Sem Volta para Casa, o qual ocupou 21% da pirataria em 2022.
+++LEIA MAIS: Homem-Aranha 3 quase teve luta final com outro vilão; entenda
Como os dados mostraram, os picos de pirataria tendiam a coincidir com o lançamento de um filme em plataformas digitais (por isso que Sem Volta para Casa foi bastante pirateado em 2022, porque a versão digital chegou nos primeiros meses do ano). Ou seja, isso permite que as pessoas obtenham versões de alta qualidade por meio de streaming ou downloads, em vez de assistir com qualidade ruim com filmagem direto da sala de cinema.
Segundo um analista da Muso, a pirataria que filma diretamente a tela de cinema "muitas vezes oferece uma experiência de visualização insatisfatória e pode levar os consumidores frustrados aos cinemas para uma experiência melhor."
+++LEIA MAIS: Batman de Robert Pattinson não estará no DCU, revela James Gunn
Voltando ao ranking, o segundo lugar, The Batman, aparece com uma diferença muito grande em relação a Sem Volta para Casa: 13%. O pódio é completado por Doutor Estranho no Multiverso da Loucura, com 10%. Veja a lista completa abaixo: