Em 2024, cinemas receberam filmes como Entrevista com o Demônio, A Substância, Um Lugar Silencioso: Dia Um, Não Fale o Mal e Longlegs - Vínculo Mortal
Felipe Grutter (@felipegrutter) Publicado em 17/09/2024, às 15h36
Com a queda dos filmes de super-herói, diversos longas de terror em Hollywood tiveram grande desempenho em 2024, seja em público ou crítica especializada. Agora, um ranking mostra os 50 principais projetos do gênero no ano.
A lista em questão foi elaborada pelo Rotten Tomatoes, que elencou as melhores produções do horror em 2024 com base na porcentagem de aprovação da crítica especializada feita no site. O primeiro lugar ficou com Entrevista com o Demônio, que chegou em 4 de julho aos cinemas brasileiros.
+++LEIA MAIS: Maníaco do Parque cria clima de terror em trailer do longa do Prime Video
Já o pódio termina com Oddity - Estranheza em segundo lugar, enquanto o filme de terror francês Infestação ficou em terceiro. O ranking ainda conta com longas como A Substância, Um Lugar Silencioso: Dia Um e Alien: Romulus. Veja a lista abaixo:
+++LEIA MAIS: Não Fale o Mal, remake de terror dinamarquês, estreia nos cinemas brasileiros
Estrelado por David Dastmalchian, de Duna (2021) e O Esquadrão Suicida (2021), Entrevista Com o Demônio acompanha Jack Delroy, um apresentador de um talk show televisivo, que está tentando ao máximo recuperar a sua audiência após ficar afastado da TV por causa da morte de sua esposa (Georgina Haig, Once Upon a Time).
Em uma noite de Dia das Bruxas, em 1977, ele resolve dar a sua cartada final e convida um médium, que promete se comunicar com os mortos (Fayssal Bazzi, C*A*U*G*H*T); um cético, que diz conseguir desvendar qualquer charlatão (Ian Bliss, Matrix Revolutions); e a grande atração da noite, Lilly (Ingrid Torelli, Cinco Quartos), uma menina que, supostamente, vive com um demônio dentro de si.
Com a ajuda da tutora da menina, a dra. June Ross-Mitchell (Laura Gordon, Jogos Mortais V), Jack quer tentar realizar uma possessão demoníaca no palco de seu programa. Porém, a situação foge do seu controle e se torna perigosa para todos os presentes, mas especialmente para o apresentador, que vê os seus segredos serem revelados ao mundo todo. Assista ao trailer:
+++LEIA MAIS: Entrevista Com o Demônio peca por subestimar a própria inteligência; leia a crítica
Entrevista Com o Demônio mescla livremente dois gêneros cinematográficos diferentes: mocumentário e found footage. O longa introduz a história de Jack Delroy e, em seguida, apresenta o registro histórico de um episódio de seu programa de TV, Night Owls, com direito a algumas espiadinhas nos bastidores daquela fatídica noite de Dia das Bruxas.
No entanto, apesar de parecer como uma reprodução de algo que realmente aconteceu, a história não passa criação dos irmãos Colin e Cameron Cairnes: "Esses programas noturnos eram muito empolgantes para nós, quando éramos meninos", contaram à Variety sobre a inspiração para o longa.
"Ficar acordado até tarde para assistir TV era uma espécie de tabu, mas nós assistíamos e víamos coisas que as crianças provavelmente não deveriam ver. Então, estávamos tentando capturar esse sentimento, assim como o perigo da TV ao vivo, a natureza improvisada dela", acrescentou Cameron.
Para que o filme reproduzisse perfeitamente esse tipo de programa, os irmãos mergulharam em uma profunda pesquisa para desenvolver Entrevista Com o Demônio: “Começamos a assistir programas como os de Johnny Carson, Dick Cavett e tudo o mais que existia naquela época”, diz o cineasta.
“Começamos a ver como funcionam os sets deles e tudo mais. Eu sabia como, [porque] já havia feito essas entrevistas antes, então tinha uma ideia. Observamos seus planos de fundo, os acabamentos, as cores e outras coisas e partimos daí. Eu disse: ‘Vamos [usar] predominantemente marrons e laranjas’”, continuou Cameron.
Veterano da TV, Matthew Temple foi contratado como diretor de fotografia, para que pudesse dar os toques finais não só no programa, mas também nos bastidores da história e no estilo de doccumentário que complementam o longa:
"Ele desenterrou seus antigos rascunhos da década de 1980, quando ainda treinava para ser operador de câmera. Era o que todos aquelas caras antigos, das décadas de 1960 e 1970, haviam ensinado a ele sobre como filmar para a televisão. Isso se tornou a Bíblia para a equipe de filmagem", revelou Colin.
"Foi maravilhoso vê-los adotar um novo estilo de filmagem. Eles tiveram que desaprender a ser cineastas para um fazer um autêntico programa de televisão. Até a iluminação: era uma questão de ir a todos aqueles armazéns antigos e tirar o pó de todas as luzes antigas, coisas que não eram usadas há 30 anos, e montá-las. Foi assim em todos os departamentos", ainda disse.
Qual foi o melhor filme de 2024 até agora? Vote no seu favorito!
- A Sociedade da Neve
- Meninas Malvadas: O Musical
- Anatomia de uma Queda
- Todos Menos Você
- Pobres Criaturas
- Madame Teia
- O Menino e a Garça
- Duna: Parte 2
- Todos Nós Desconhecidos
- Godzilla e Kong: O Novo Império
- Ghostbusters: Apocalipse de Gelo
- Guerra Civil
- Ursinho Pooh: Sangue e Mel 2
- Planeta dos Macacos: O Reinado
- Divertida Mente 2
- Bandida: A Número Um
- Tô de Graça
- Um Lugar Silencioso: Dia Um
- Entrevista Com o Demônio
- MaXXXine
O filme que Jesse Eisenberg assistiu 'mais do que qualquer outro'
'Ninguém Quer' terá segunda temporada em 2025, revela Adam Brody
Denzel Washington admite que contratou treinador por 'parecer gordo' em fotos
Fleetwood Mac terá documentário oficial dirigido por Frank Marshall
Cynthia Erivo explica por que correu meia-maratona antes de shows na Broadway
Wicked transporta essência do musical para as telonas com adaptação de alto nível