- Imagem: Universal
Lista

Quais são os easter eggs e referências escondidos no filme Wicked?

Alerta de spoiler: referências, personagens e segredos escondidos que vão te fazer cantar 'Defying Gravity'!

Aline Carlin Cordaro (@linecarlin) Publicado em 25/11/2024, às 16h47

A aguardada adaptação cinematográfica de Wicked chegou aos cinemas brasileiros em 21 de novembro. Dirigido por Jon M. Chu, o filme traz Cynthia Erivo como Elphaba e Ariana Grande como Glinda, explorando o primeiro ato da história que antecede os eventos de O Mágico de Oz. Além da trama central, a produção surpreendeu com uma avalanche de easter eggs.


ATENÇÃO: ALERTA DE SPOILERS!
Se você ainda não viu o filme, esta matéria contém detalhes sobre a trama, as músicas e os personagens.

Para quem não está familiarizado, easter eggs são pequenos detalhes ou mensagens ocultas. Em Wicked, os easter eggs são abundantes, conectando o filme ao musical da Broadway, ao livro original de Gregory Maguire e, claro, ao clássico filme O Mágico de Oz (1939). Confira a lista completa e prepare-se para uma viagem ao mundo de Oz!


1. Logo da Universal

Foto: Universal

O logotipo da Universal Pictures foi substituído por uma versão vintage do globo, inspirada no design de 1939 — o ano em que O Mágico de Oz estreou.


2. As meias de Nessarose

A irmã mais nova de Elphaba, Nessarose, usa meias listradas com saltos, uma referência ao destino dela como a Bruxa Má do Leste.


3. Oscar Diggs no sótão

No sótão do palácio do Mágico, é possível ver uma placa promovendo o mágico “Oscar Diggs” e um baú do antigo ato de mágica do personagem, um aceno ao passado do Mágico antes de chegar a Oz.


4. "Não dê atenção ao homem atrás da cortina"

Em O Mágico de Oz, o Mágico diz a todos para "não prestarem atenção ao homem por trás da cortina". No filme, Jeff Goldblum, que interpreta o Mágico, dança atrás de uma cortina enquanto mostra a Elphaba e Glinda sua visão para o futuro de Oz.


5. "Siga a estrada de tijolos amarelos"

O compositor Stephen Schwartz incluiu na trilha sonora de Wicked easter eggs musicais que remetem a O Mágico de Oz, como a melodia de Follow the Yellow Brick Road inserida durante One Short Day.


6. O nome de Elphaba

O nome de Elphaba é inspirado em L. Frank Baum, autor de O Maravilhoso Mágico de Oz. Ao dizer “L.F. Baum” lentamente, o som se assemelha a "El-pha-ba". Seu sobrenome, Thropp, que raramente é mencionado, ganha mais destaque no filme.


7. Dorothy e companheiros

Durante a abertura de No One Mourns the Wicked, a câmera passa por Oz e mostra Dorothy, o Homem de Lata, o Leão Covarde e o Espantalho caminhando pela Estrada de Tijolos Amarelos.


8. Idina Menzel e Kristin Chenoweth em cena

As estrelas originais de Broadway, Idina Menzel (Elphaba) e Kristin Chenoweth (Glinda), fazem uma participação especial durante a sequência de One Short Day. As duas interpretam artistas que narram a história do Mágico e recriam momentos icônicos de seus papéis no musical.


9. O traje azul de Fiyero

Jonathan Bailey, que interpreta Fiyero, aparece pela primeira vez no filme usando um traje azul elaborado, em referência ao romance Wicked, onde ele é descrito como tendo manchas azuis pintadas em sua pele.


10. Os sapatos prateados de Nessarose

Os sapatos prateados que Nessarose recebe do pai dela e de Elphaba antes de frequentar a Universidade Shiz são uma homenagem direta ao criador do universo de O Mágico de Oz, L. Frank Baum. Quando o filme de 1939 estava em produção, Baum queria originalmente que os sapatos de Dorothy fossem prateados. No entanto, eles foram alterados para vermelho com o objetivo de aproveitar melhor o impacto visual.

Na adaptação cinematográfica de Wicked, os sapatos prateados permanecem fiéis à ideia original de Baum. Além disso, o design detalhado inclui ornamentos brilhantes e uma estética que remete ao glamour do universo de Oz, ao mesmo tempo que prenuncia o destino trágico de Nessarose como a Bruxa Má do Leste.


11. Os saltos vermelhos de Glinda

Durante a cena de Popular, enquanto tenta transformar Elphaba, Glinda joga para ela um par de saltos vermelhos com lantejoulas. Embora não sejam os icônicos sapatos usados por Dorothy em O Mágico de Oz, esses saltos são uma divertida referência ao legado visual do filme de 1939.


12. Stephen Schwartz como mensageiro

O compositor Stephen Schwartz, responsável pelas músicas icônicas de Wicked, faz uma rápida participação como o mensageiro que anuncia que o Mágico está pronto para receber Elphaba e Glinda.


13. 'Defying Gravity' e o balão 

A famosa cena de Defying Gravity homenageia o momento teatral quando Elphaba sobe no ar com sua vassoura. No filme, a fuga dela e de Glinda inclui uma tentativa de usar o balão do Mágico antes de Elphaba recorrer à magia para voar.


14. Chuva 

Madame Morrible protege Elphaba da chuva com um guarda-chuva antes de usar sua magia para limpar os céus. Mas antes de fazer isso, ela diz a Elphaba: "Não podemos deixar você se molhar" — um aceno à famosa fraqueza da Bruxa Má do Oeste quando Dorothy joga um balde de água nela. 


Wicked

Leia também

Wicked: Idina Menzel e Kristin Chenoweth compartilham fotos dos bastidores; confira


Marissa Bode revela incidente durante filmagens de 'Wicked': 'Foi épico'


Os 99 melhores filmes de 1999: a lista completa


Ainda Estou Aqui volta a liderar as bilheterias brasileiras


'Wicked': 12 atrizes que interpretaram Elphaba, incluindo Cynthia Erivo


Baby, novo filme de Marcelo Caetano, ganha trailer oficial