Indicado pela direção de documentário em curta-metragem, Pedro Kos é representante do Brasil no Oscar
Dimitrius Vlahos (sob supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 09/02/2022, às 08h59
Brasil terá um representante no Oscar 2022, apesar de não participar da categoria Melhor Filme Internacional. Pedro Kos concorre pela codireção do documentário Onde Eu Moro (2021) à Melhor Documentário de Curta-Metragem.
A produção foi filmada nos Estados Unidos, nas cidades de Los Angeles, São Francisco e Seattle. O norte-americano Jon Shenk assinou a direção do filme ao lado do brasileiro. Kos participou de outros projetos indicados à premiação, mas nunca como diretor.
+++ LEIA MAIS: Oscar 2022: Quem são os atores indicados pela primeira vez?
Onde Eu Moro conta a história de pessoas em situação de rua nas cidades americanas: "No início pensamos, 'quem vai querer comprar um filme sobre sem-teto?' A gente fez porque queria, foi um dos maiores riscos da minha carreira. Arrisquei muito e não estávamos ganhando nada. Só fiz porque me apaixonei pelas pessoas e pelo assunto," contou à CNN.
O registro da crise humanitária feito pela dupla de diretores concorre com Three Songs for Benazi, When We Were Bullies e Audible. Confira a sinopse de Onde Eu Moro:
"Na Costa Oeste dos Estados Unidos, documentaristas acompanham a realidade complexa dos moradores de rua. Ao descobrir suas verdadeiras histórias de vida, em contraste à agitada realidade urbana das cidades, os diretores tentam levantar um importante debate sobre a crise humanitária que não para de crescer na América. Um retrato íntimo e chocante sobre a desigualdade e seus prejuízos nos tempos de hoje."
O Oscar 2022 acontece em 27 de março de 2022, em Los Angeles, EUA. Entre os maiores sucessos e indicados estão Belfast, Ataque dos Cães, Drive My Car, Licorice Pizza, Amor, Sublime Amor e Duna. Confira a lista completa aqui.
‘Arcane’: Tudo sobre o sucesso da Netflix e sua relação com League of Legends
Após estreia, Wicked e Gladiador 2 entram na disputa pelo Oscar 2025
Wicked traz participação superespecial — e não é a que você está pensando
Trilha sonora de Wicked será lançada em português? Universal Music responde
Guerra Civil, filme com Wagner Moura, estreia na Max
Paul Mescal quer estrelar Gladiador 3: 'Topo massivamente'