-

Oscar 2023: Como os indicados à Melhor Filme se saíram em outras premiações

Estatuetas do Oscar são decididas pelo mesmo corpo de votantes de outras importantes premiações - confira o desempenho de cada um dos indicados

Redação Publicado em 11/03/2023, às 15h00

Responsável pela premiação mais importante do cinema, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, costuma surpreender vez ou outra. De modo geral, no entanto, as estatuetas do Oscar são decididas pelo mesmo corpo de votantes de outras importantes premiações, como o Sindicato dos Atores, Produtores, Diretores ou Roteiristas - SAG, PGA, DGA e WGA, respectivamente - o que ajuda a ter um bom panorama do que esperar para a 95ª edição.

A cerimônia de entrega do Oscar 2023 está marcada para 12 de março, em Los Angeles, no tradicional Dolby Theatre, palco da festa desde 2002. A apresentação ficará a cargo de Jimmy Kimmel, que comandará a premiação pela terceira vez.

+++ LEIA MAIS: Oscar 2023: Jamie Lee Curtis celebra indicação ao prêmio: 'Sempre me senti uma estranha'

Para entrar no clima da premiação mais importante do cinema, confira abaixo o desempenho de cada um dos indicados a Melhor Filme, com a lista atualizada de acordo com o anúncio das demais premiações. As vitórias estão sinalizadas em negrito:

Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo

Indicado a 11 Oscars: Melhor Filme; Roteiro Original; Trilha Sonora; Canção; Direção; Atriz (Michelle Yeoh); Atriz Coadjuvante (Stephanie Hsu); Atriz Coadjuvante (Jamie Lee Curtis); Ator Coadjuvante (Ke Huy Quan); Figurino; Edição

Recorde de arrecadação da A24, o filme protagonizado por Michelle Yeoh é líder de indicações ao Oscar em 2023 e um dos grandes nomes para o filme conta com trilha sonora de Son Lux.

Performance nas premiações:


Nada de Novo no Front

Indicado a 9 Oscars: Melhor Filme; Filme Internacional; Cabelo e Maquiagem; Trilha Sonora; Som; Efeitos Visuais; Roteiro Adaptado; Fotografia; Design de Produção

Dirigido por Edward Berger, o épico alemão lançado na Netflix é baseado no livro homônimo de Erich Maria Remarque, lançado em 1929. Considerado uma surpresa do ano, o filme tem trilha de Volker Bertelmann.

Performance nas premiações:


Os Banshees de Inisherin

Indicado a 9 Oscars: Melhor Filme; Ator (Colin Farrell); Trilha Sonora; Direção; Ator Coadjuvante (Brendan Gleeson); Ator Coadjuvante (Barry Keoghan); Atriz Coadjuvante (Kerry Condon); Roteiro Original; Edição

Dirigido por Martin McDonagh, a tragicomédia traz de volta a mesma dupla que trabalhou com o cineasta em Na Mira do Chefe (2008), Colin Farrell e Brendan Gleeson, também sob a trilha sonora do parceiro frequente de McDonagh, Carter Burwell.

Performance nas premiações:


Elvis

Indicado a 8 Oscars: Melhor Filme; Cabelo e Maquiagem; Som; Ator (Austin Butler); Fotografia; Figurino; Edição; Design de Produção

Cinebiografia de Elvis Presley comandada por Baz Luhrmann, o longa que estreou em Cannes se tornou uma das maiores arrecadações do gênero nos cinemas.

Performance nas premiações:


Os Fabelmans

Indicado a 7 Oscars: Melhor Filme; Direção; Trilha Sonora; Atriz (Michelle Williams); Ator Coadjuvante (Judd Hirsch); Roteiro Original; Design de Produção

Performance nas premiações:


Top Gun: Maverick

Indicado a 6 Oscars: Melhor Filme; Roteiro Adaptado; Efeitos Visuais; Som; Canção; Edição

Sequência do filme de 1986, o novo blockbuster de Tom Cruise foi adiado diversas vezes por conta da pandemia e a insistência do ator pelo lançamento nos cinemas.

Performance nas premiações:


Tár

Indicado a 6 Oscars: Melhor Filme; Atriz (Cate Blanchett); Direção; Roteiro Original; Fotografia; Edição

Dirigido por Todd Field, Tár estreou no Festival de Veneza, onde Cate Blanchett venceu o prêmio de Melhor Atriz. O filme conta com trilha sonora de Hildur Guðnadóttir, vencedora do Oscar com a trilha sonora de Coringa (2019).

Performance nas premiações:


Avatar: O Caminho da Água

Indicado a 4 Oscars: Melhor Filme; Som; Efeitos Visuais; Design de Produção

Sequência do filme de 2009, o épico de James Cameron quebrou recordes de bilheteria, se tornando a maior arrecadação dos cinemas desde o início da pandemia de 2019 - além da 4ª maior bilheteria da história do cinema.

Performance nas premiações:


Triângulo da Tristeza

Indicado a 3 Oscars: Melhor Filme; Roteiro Original; Direção

Vencedor da Palma de Ouro em Cannes, o novo filme de Ruben Östlund é uma sátira que acompanha um casal de modelos em um cruzeiro de luxo que acaba em tragédia.

Performance nas premiações:


Entre Mulheres

Indicado a 2 Oscars: Melhor Filme; Roteiro Adaptado

Dirigido por Sarah Polley, o filme com Rooney Mara, Claire Foy e Jessie Buckley é inspirado em fatos, de abusos que ocorreram em uma colônia religiosa.

Performance nas premiações:

Leia também

Vitória, longa com Fernanda Montenegro, ganha trailer e data de estreia


Tom Holland revela previsão para início das filmagens de Homem-Aranha 4


Jeremy Allen White é 'perfeito' para interpretar Bruce Springsteen, diz empresário


Abraço de Mãe, terror com Marjorie Estiano, estreia na Netflix


Trilha sonora de Duna 2 é considerada inelegível e não estará no Oscar


Blade é adiado novamente e não será mais lançado em 2025