Três produções nacionais podem concorrer ao Oscar em 2023; confira
Redação Publicado em 12/12/2022, às 11h41
A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas revelou 259 títulos que podem concorrer ao Oscar em 2023. Entre eles estão três filmes brasileiros - Marte Um (2022) de Gabriel Martins como Melhor Filme Internacional, O Território(2022) de Alex Pritz, e Quando Falta o Ar (2022) de Ana e Helena Petta, ambos na categoria de Melhor Documentário. Confira abaixo sobre cada produção:
Uma família negra da periferia de Contagem, Minas Gerais, busca seguir seus sonhos em um país que acaba de eleger como presidente um homem de extrema-direita, que representa o contrário de tudo que eles são. O filme é dirigido por Gabriel Martins.
O Território mostra a luta do povo indígena Uru-eu-wau-wau em preservar sua cultura e suas terras. Dirigido por Alex Pritz, o documentário foi filmado em locações no Brasil de 2018 a 2020 e utiliza quase exclusivamente material de origem primária, incluindo filmagens produzidas diretamente pelos Uru-eu-wau-wau.
Dirigido por Helena Lemos, Quando Falta o Ar mostra luta diária de trabalhadoras do sistema público de saúde brasileiro em defesa da vida. O documentário aborda a pandemia da Covid-19 com entrevistas com médicos, enfermeiros e agentes comunitários.
Salão de Baile: This Is Ballroom é o grande vencedor do 32º Festival MixBrasil
‘Arcane’: Tudo sobre o sucesso da Netflix e sua relação com League of Legends
Após estreia, Wicked e Gladiador 2 entram na disputa pelo Oscar 2025
Wicked traz participação superespecial — e não é a que você está pensando
Trilha sonora de Wicked será lançada em português? Universal Music responde
Guerra Civil, filme com Wagner Moura, estreia na Max