- Ghostface em Pânico (Foto: Divulgação)

Pânico: História real inspirou 1º filme da franquia; conheça

Enquanto trocava os canais da TV, o roteirista Kevin Williamson encontrou uma história muito macabra - que inspirou a franquia Pânico

Redação Publicado em 17/01/2022, às 17h13

Uma das franquias de terror mais populares entre o público, Pânico acabou de lançar o quinto longa nos cinemas. A saga é fictícia, mas o primeiro filme foi levemente inspirado em uma história real — e muito aterrorizante. 

Segundo o Metro, a franquia nasceu após o roteirista Kevin Williamson descobrir, enquanto trocava os canais da TV, um caso criminal chocante de Gainesville, cidade na Flórida, EUA, em meados dos anos 1990. Conheça o caso: 

+++LEIA MAIS: Pânico 5: Primeiras reações destacam cenas sangrentas em 'melhor filme da franquia desde original'

[Atenção! A história a seguir conta com crimes macabros — e pode causar gatilhos]

Em agosto de 1990, diversas pessoas foram brutalmente assassinadas por um serial killer em seus próprios apartamentos, com uma faca. Sonja Larson, Christine Powell, Christa Hoyt, Tracey Paules e Manny Toboada estavam entre as vítimas. 

+++LEIA MAIS: Pânico: Drew Barrymore anuncia reunião de elenco com Courteney Cox, Neve Campbell e mais

Como exemplo da brutalidade do caso, um indivíduo teve a cabeça decepada e colocada em uma prateleira de seu quarto. Os assassinatos estavam deixando a população em pânico — contudo, de repente, a onda de crimes se encerrou e um suspeito apareceu: Edward Lee Humphrey

Humphrey tinha apenas 18 anos na época, mas vivia no mesmo condomínio que duas das vítimas — e, segundo alguns vizinhos, o suspeito tinha uma obsessão por uma delas. No entanto, Humphrey foi considerado impróprio para ir a julgamento, com a alegação de que sofria de problemas mentais. 

+++LEIA MAIS: Pânico: Courteney Cox relembra visual polêmico em filme: ‘Não havia nada pior’

Então, quem era o verdadeiro serial killer? Danny Rolling, de 36 anos na época. O criminoso confessou os crimes após ser apreendido pela polícia durante uma perseguição: matou oito pessoas e tentou assassinar o próprio pai. Foi sentenciado à pena de morte, e foi executado em 2006. 

Tudo sobre Pânico 5

Pânico 5 é dirigido pela dupla Matt Bettinelli-Olpin e Tyler Gillett, e é o primeiro filme da saga sem direção de Wes Craven, devido à morte do cineasta em 2015. Além disso, a produção conta com o retorno dos principais atores, como Neve Campbell, Courteney Cox e David Arquette, e chegou aos cinemas brasileiros em 13 de janeiro de 2022.

+++ LEIA MAIS: Pânico 5: ‘Quem amou o original, também vai amar esse,’ diz Kyle Gallner

Pânico neve campbell ghostface courteney cox David Arquette Tyler Gillett Matt Bettinelli-Olpin pânico 5 Kevin Williamson wes crave

Leia também

Qual a ordem certa para assistir à franquia 'Invocação do Mal'?


Peaky Blinders: Elenco não anunciado do filme é 'alucinante', diz criador


007: Ator de Q retornará no próximo filme de James Bond? Ator responde


Tyler, the Creator entra no elenco de novo filme da A24


Rivais, com Zendaya, ganha data de estreia no Prime Video


Pixar teria tentado deixar Riley "menos gay" em Divertida Mente 2