Persuasão chegou a Netflix nesta sexta, 15, com Dakota Johnson no papel da protagonista criada por Jane Austen
Mariana Rodrigues Publicado em 15/07/2022, às 17h51 - Atualizado às 17h56
Persuasão (2022) é a mais nova adaptação de uma história de Jane Austen. Produzido pela Netflix, o filme conta com Dakota Johnson (Cinquenta Tons de Cinza) no papel da protagonista Anne Elliot. No entanto, o longa não recebeu boas avaliações da crítica especializada e está sendo classificado como uma das piores adaptações de uma obra da escritora.
O enredo conta a história de Anne Elliot, uma mulher que vive em uma família esnobe que está à beira da falência. Persuadida a não se casar com Frederick Wentworth (Cosmo Jarvis), um homem de origem humilde, ela acaba o reencontrando oito anos depois.
+++ LEIA MAIS: Oscar 2021: 4 detalhes para prestar atenção no figurino de Emma [LISTA]
Apesar da diretora Carrie Cracknell afirmar que "o filme foi feito com muito amor e atenção ao material original e um respeito muito sincero por Jane Austen," (via Estadão) não foi isso que a mídia enxergou. Manchetes como "Jane Austen se revira em seu túmulo," do Daily Mail, lotaram as redes sociais na última semana.
"Acima de tudo, em nenhum momento durante a estreia de Carrie Cracknell na direção você já teve a sensação de que alguém envolvido no roteiro realmente leu Persuasão," escreveu a crítica do The Independent. Enquanto a manchete do The Spectator dizia que "todos os envolvidos" na adaptação deveriam ser presos por isso.
Entre as principais críticas, tanto de veículos de comunicação quanto dos fãs de Austen, está a modernização da história. Persuasão se passa no período regencial, mas ganhou um ar mais atual com a adaptação da Netflix, utilizando uma linguagem mais próxima com a que temos atualmente, além de imitar o "estilo Fleabag," no qual a protagonista quebra a quarta parede olhando para a câmera.
Dakota Johnson staring directly into the camera/my soul? That's art.
— Netflix (@netflix) July 15, 2022
Persuasion is now on Netflix pic.twitter.com/9h1OkjpvrF
Os romances de Austen conquistaram diversas gerações ao longo dos anos e ganharam as mais diferentes adaptações cinematográficas, o que traz fortes concorrentes para a versão da Netflix. A própria história de Persuasão virou filme anteriormente, em 2007, apesar de também não ser tão popular.
+++ LEIA MAIS: 7 filmes adolescentes inspirados em clássicos da literatura [LISTA]
No entanto, Emma tem duas fortes produções que carregam a essência de Austen de maneiras diferentes. O filme protagonizado por Anya Taylor-Joy se mostra uma versão mais fiel da história, enquanto As Patricinhas de Beverly Hills (1995) transformou a personagem principal em uma adolescente mimada e estilosa.
Claro, não há como esquecer o favorito do público: Orgulho e Preconceito (2005) com Keira Knightley e Matthew MacFayden como Elizabeth e Darcy. O longa tem nota 7,8 no IMDb e 87% da crítica especializada no Rotten Tomatoes – em comparação com a nota 5,2 e a aprovação 37% de Persuasão.
+++ LEIA MAIS: Por que Keira Knightley quase não protagonizou Orgulho e Preconceito?
Austen é uma enorme fonte de inspiração para romances, mas ela não é infinita. São inúmeras as adaptações de livros da autora sendo produzidas nos últimos anos, o que torna cada vez mais difícil acertar no trabalho. Persuasão pode não ser a melhor produção da Netflix, mas ainda conta com um elenco de peso e pode ser boa para descontrair quem procura por algo leve no streaming, mesmo que decepcione os fãs de Austen.
‘Wicked’: Confira as músicas presentes no filme com Ariana Grande e Cynthia Erivo
"Há uma grande pressão em ser uma mulher nesta franquia", afirma Cailee Spaeny, de Alien: Romulus
Queer, novo filme de Luca Guadagnino com Daniel Craig, ganha data de estreia
Alien: Romulus volta às origens em trama que sustenta a tensão até o fim
Herege é terror provocador que tem Hugh Grant como seu maior trunfo
Herege, terror da A24 com Hugh Grant, estreia nos cinemas brasileiros