- Christopher Nolan (Foto: Getty Images)
Filmes de Terror

Por que filmes de terror são tão bons, segundo Christopher Nolan

Cineasta rasgou elogios ao gênero, mas também revelou por que nunca dirigiu um longa deste segmento

Igor Miranda Publicado em 10/08/2024, às 11h00

Christopher Nolan é dono de inegáveis méritos na indústria cinematográfica. O diretor consegue emplacar histórias complexas em filmes que conquistam bons números de bilheteria. E pode ser que não demore muito para que os fãs vejam suas estruturas narrativas pouco convencionais em um longa de terror.

Em conversa recente com o British Film Institute de Londres (via Variety), Nolan admitiu que gostaria de fazer um filme do gênero algum dia. Não se trata de um plano com data estipulada: é apenas um desejo de um cineasta que, aos 53 anos, vive seu auge em função do elogiado Oppenheimer, cinebiografia do físico J. Robert Oppenheimer — o pai da bomba atômica.

Aliás, ele deixa claro que seu longa mais recente traz elementos do horror. E conta por que obras deste gênero são tão boas, em sua opinião. Ele começa dizendo:

Oppenheimer definitivamente contém elementos de terror, como considero apropriado ao assunto. Acho que os filmes de terror são muito interessantes porque dependem de dispositivos muito cinematográficos, trata-se realmente de uma resposta visceral às coisas.”

Em seguida, oferece mais uma justificativa para seu apreço pelo terror em tela. Ele afirma:

“É também um dos poucos gêneros onde os estúdios fazem muitos desses filmes. E são filmes que têm muita desolação, muita abstração. Eles têm muitas das qualidades que Hollywood geralmente resiste em colocar nos filmes, mas esse é um gênero onde isso é permitido.”

Christopher Nolan

 

Christopher Nolan e os filmes de terror

Embora tenha flertado com o gênero, é fato que Christopher Nolan nunca fez um filme de terror por completo. Por quê?

Nesta mesma entrevista, o cineasta explicou o porquê: simplesmente não surgiu uma boa história até o momento.

“Acho que um filme de terror realmente bom requer uma ideia realmente excepcional. E esses são poucos e raros. Portanto, não encontrei uma história que se preste a isso.”

Enquanto isso, Nolan curte o sucesso de Oppenheimer. A cinebiografia do “pai” da bomba atômica o fez ter, ao mesmo tempo, enorme êxito comercial e crítico. O longa chegou a arrecadar pouco mais de US$ 950 milhões — bem próximo do US$ 1 bilhão de seu maior sucesso em bilheteria, Batman: O Cavaleiro das Trevas (2008) — e ainda liderou as indicações em grande parte das maiores premiações do cinema, como as 13 indicações ao Oscar 2024.

filmes entrevista Terror Christopher Nolan oppenheimer Batman: O Cavaleiro das Trevas

Leia também

O diretor que “evoluiu a forma do cinema”, segundo Brian De Palma


Trilha sonora de Um Completo Desconhecido, filme de Bob Dylan, é divulgada


Blake Lively processa Justin Baldoni por assédio sexual, diz site


Harrison Ford vira o Hulk Vermelho em novas imagens de Capitão América 4


Terrifier 3, novo filme da franquia de terror, estreia nas plataformas digitais


Jared Leto será o Esqueleto em filme de Mestres do Universo