Intérprete do Homem de Ferro, que está no elenco do filme, fez “brincadeira com fundo de verdade” ao compartilhar situação do diretor
Igor Miranda Publicado em 11/02/2024, às 11h00
Na ativa desde a década de 1990, Christopher Nolan é um dos cineastas mais renomados da atualidade. No entanto, embora tenha dirigido uma série de filmes de sucesso no passado, nenhum deles parece ter deixado o nome dele em evidência como Oppenheimer.
A cinebiografia do físico J. Robert Oppenheimer, o “pai” da bomba atômica, o fez ter, ao mesmo tempo, enorme êxito comercial e crítico. O longa chegou a arrecadar pouco mais de US$ 950 milhões — bem próximo do US$ 1 bilhão de seu maior sucesso em bilheteria, Batman: O Cavaleiro das Trevas (2008) — e ainda liderou as indicações em grande parte das maiores premiações do cinema, como as 13 indicações ao Oscar 2024.
+++ LEIA MAIS: Oppenheimer, de Christopher Nolan, ganha data de estreia no Telecine
Tudo isso leva a crer que Nolan ficou bastante feliz, não é mesmo? De acordo com o ator Robert Downey Jr, uma das estrelas de Oppenheimer, não foi bem assim.
Ao apresentar o cineasta para o prêmio inaugural Trailblazer do Festival de Cinema de Sundance, realizado em Utah, nos Estados Unidos, Downey Jr revelou que o enorme sucesso do filme foi uma “terrível tragédia” para Nolan. O motivo? O diretor é muito introvertido e não se sente confortável com tantos holofotes.
Em tom de “brincadeira com fundo de verdade”, Robert, famoso especialmente por ter sido o intérprete do Homem de Ferro no Universo Cinematográfico Marvel (UCM), afirmou:
“Confidencialmente, ele precisa do ânimo de vocês. Ele está um pouco triste porque uma terrível tragédia se abateu sobre ele. Não é minha intenção tocar no assunto e sei que é muito pessoal, mas… ele se tornou reconhecível nas ruas. Ele recua como se fosse uma chama quente desta nova e mais indesejável realidade.”
A homenagem feita a Christopher em Sundance ocorreu devido às suas contribuições para o cinema independente. Ao receber seu prêmio, o diretor refletiu sobre como o festival impulsionou sua carreira após a exibição de Memento, em 2000.
“São cerca de duas semanas em que o cinema independente não significa apenas um modelo de negócios. Passa a ter o significado de uma aspiração para os cineastas. Isso significa que, como diretores, roteiristas e atores, vocês são tratados como artistas. Você tem orgulho de ser autor do que fez.”
Oppenheimer é o filme com mais indicações ao Oscar 2024: no total, 13. A obra está na disputa pelos seguintes prêmios:
- Melhor Filme
- Melhor Ator (para Cillian Murphy)
- Melhor Direção (para Christopher Nolan)
- Melhor Ator Coadjuvante (para Robert Downey Jr)
- Melhor Atriz Coadjuvante (para Emily Blunt)
- Melhor Roteiro Adaptado
- Melhor Fotografia (para Hoyte van Hoytema)
- Melhor Trilha Sonora (para Ludwig Göransson)
- Melhor Figurino (para Ellen Mirojnick)
- Melhor Maquiagem
- Melhor Design de Produção
- Melhor Som
Outros destaques na disputa são Pobres Criaturas, Assassinos da Lua das Flores e Barbie, respectivamente com 11, 10 e 8 indicações. A cerimônia acontece no dia 10 de março, em Los Angeles.
Quem leva o prêmio de Melhor Filme no Oscar 2024? Vote no seu favorito!
- American Fiction
- Anatomia de uma Queda
- Barbie
- Os Rejeitados
- Assassinos da Lua das Flores
- Maestro
- Oppenheimer
- Vidas Passadas
- Pobres Criaturas
- Zona de Interesse
O diretor que “evoluiu a forma do cinema”, segundo Brian De Palma
Trilha sonora de Um Completo Desconhecido, filme de Bob Dylan, é divulgada
Blake Lively processa Justin Baldoni por assédio sexual, diz site
Harrison Ford vira o Hulk Vermelho em novas imagens de Capitão América 4
Terrifier 3, novo filme da franquia de terror, estreia nas plataformas digitais
Jared Leto será o Esqueleto em filme de Mestres do Universo