Além da estatueta e do esperado reconhecimento conquistados pelos vencedores do Grammy Latino, existe algum outro tipo de prêmio?
Redação
Publicado em 21/09/2022, às 13h00Na última segunda-feira, 20, a Academia Latina de Música finalmente revelou os indicados da 23ª edição do Grammy Latino, que deve acontecer em 17 de novembro, e o porto riquenho Bad Bunny foi quem chamou mais atenção, com 10 indicações. Mas, caso ele ganhe em todas elas, o rapper receberá algum prêmio monetário pelas vitórias?
Criado em meados de 2000, o Grammy Latino reconhece a excelência da música latina em todo o mundo, premiando composições em português e espanhol. Para isso, a cerimônia geralmente considera nomes da Península Ibérica, dos Estados Unidos e da América Latina.
Em seus 23 anos de exibição, então, o Grammy Latino já premiou artistas como Shakira, Caetano Veloso e Rosalía, além de outros grandes expoentes da música latina. Mas será que algum dos muitos vencedores de Álbum do Ano e Canção Latina do Ano, por exemplo, já recebeu algum prêmio em dinheiro, além da famosa estatueta do gramofone dourado?
Seja no Grammy internacional, ou mesmo no Grammy Latino, os prêmios não vêm junto de um cheque assinado pela Academia. Dessa forma, além do óbvio reconhecimento e fama trazidos por uma vitória na premiação, os vencedores não recebem qualquer bonificação.
Existem, no entanto, alguns ganhos de certa forma “paralelos” à estatueta do Grammy. Os brindes que as celebridades recebem após a premiação, por exemplo, já são considerados um presente luxuoso — como em 2018, quando cada artista que foi ao Grammy ganhou uma sacola cujo valor dos brindes foi avaliado em cerca de US $ 30 mil, segundo a revista Bazaar.
Por outro lado, agora falando sobre o reconhecimento que acompanha a estatueta, existe também o efeito chamado “Grammy Bounce”. Segundo artigo da Forbes publicado em 2012, tal fenômeno revela que muitos artistas vencedores do Grammy passaram a contar com pelo menos 55% de aumento na venda de seus ingressos em comparação com shows anteriores.
+++LEIA MAIS: Grammy Latino 2022: Rita Lee será homenageada por conjunto da obra
Algo parecido aconteceu, por exemplo, com o rapper David Banner, que, após conquistar um Grammy, assistiu seus honorários como produtor saltarem de US $ 50 mil para US $ 100 mil. “Isso coloca outro nível de mística em sua marca”, explicou ele, em entrevista à Forbes.
Programado para o dia 17 de novembro, o Grammy Latino acontecerá em Las Vegas, nos Estados Unidos. Com três horas de duração, o evento será transmitido ao vivo pela Univision, a partir das 20 horas (horário do leste dos EUA) e, no Brasil, deve ser coberto pelo canal TNT.