Cinebiografia Respect: A História de Aretha Franklin chega aos cinemas brasileiros em 9 de setembro de 2021
Beatriz Bim (sob supervisão Yolanda Reis) Publicado em 07/09/2021, às 17h00
Após sucessos de bilheteria como Ray (2004), Bohemian Rhapsody (2018) e Rocketman (2019), chegou a vez de Aretha Franklin ganhar uma cinebiografia musical. A Rainha do Soul foi interpretada por Jennifer Hudson, ganhadora do Oscar e do Grammy, e chega aos cinemas brasileiros em 9 de setembro de 2021.
Usando como plano de fundo o turbulento cenário social e político dos EUA de 1960, o longa acompanha a ascensão da carreira de Aretha Franklin. A história retrata a vida da artista desde criança, quando cantava no coro da igreja, até se tornar um ícone da música, dos direitos civis e dos movimentos em prol das mulheres – trajetória que lhe rendeu 8 Grammy Awards e o título de primeira mulher a entrar no Hall da Fama do Rock.
+++ LEIA MAIS: Aretha Franklin, a Rainha do Soul, morre aos 76 anos
Respect foi escrito e dirigido pela estreante no cinema Liesl Tommy (Mrs. Fletcher, Jessica Jones e Insecure). O elenco inclui Forest Whitaker (Pantera Negra), Marlon Wayans (As Branquelas), Audra McDonald (The Good Fight), Marc Maron (Coringa), Tituss Burgess (Unbreakable Kimmy Schmidt) e Mary J. Blige.
Jennifer Hudson é uma das vozes mais influentes da música contemporânea. Ganhadora de dois Grammys, um Oscar e um Globo de Ouro, Hudson foi escolhida pela própria Aretha para retratá-la no filme da MGM, como contou a atriz em filmagens dos bastidores: "Quando olho para trás em minha carreira, Aretha era minha modelo para tudo. Foi como o destino, de certa forma."
+++ LEIA MAIS: Aretha Franklin entra para a história do Pulitzer ao ganhar prêmio póstumo
A trilha sonora do filme saiu em 13 de agosto (data de estreia do longa nos Estados Unidos) e apresentou a abordagem de Hudson em 17 clássicos de Franklin, além da nova canção “Here I Am (Singing My Way Home),” escrita por Jennifer, Carole King e Jamie Hartman; Will.i.am produziu a faixa. As versões da artista estão nos principais serviços de streaming. Veja e ouça a trilha de Respect: A História de Aretha Franklin:
A respeito da nova canção, Hudson afirmou: “A música é um personagem vivo neste filme, assim como era na vida da Sra. Franklin. O processo de criação foi como construir a maior homenagem que poderia oferecer ao espírito dela. Foi a última respiração deste projeto extraordinário, feito com total satisfação.”
+++ LEIA MAIS: Jennifer Hudson relembra última conversa com Aretha Franklin
A música "Respect" utilizada como título do longa, foi lançada em 1967 e é considerada o maior hit da cantora Aretha Franklin. Na época, os movimentos pelos direitos das mulheres ganhavam força no Estados Unidos, e a canção rapidamente conquistou status de hino feminista.
Assista a performance de Jennifer Hudson em Respect: A História de Aretha Franklin:
+++ LEIA MAIS: Aretha Franklin emociona Barack Obama com performance em cerimônia
"Respect" foi originalmente cantado por Otis Redding em 1965, mas com apenas 24 anos Aretha resignificou a mensagem proposta pela música, afirmando que as mulheres eram as desrespeitadas dentro das casas, não os homens. Em 2017, quando o hit completou 50 anos do lançamento, Franklin declarou ao Detroit Free Press: "Não acho ousada [a mensagem da música]. Acho bem natural o fato de todas nós queremos respeito - e deveríamos tê-lo."
Data de estreia: 9 de setembro de 2021
Título: Respect: A História de Aretha Franklin
Duração: 100 min
Gênero: Biografia
Distribuidora: Universal
+++ LEIA MAIS: Aretha Franklin anuncia disco de inéditas e subsequente aposentadoria
Assista ao trailer de Respect: A História de Aretha Franklin:
+++ CONFIRA TUDO SOBRE A BANDA 5 SECONDS OF SUMMER!
'Calígula: O Corte Final' remove cenas explícitas e ganha nova versão; confira a data de estreia
A utopia de Francis Ford Coppola
Isabel May será filha de Sidney Prescott em Pânico 7; filme marca o retorno de Neve Campbell à franquia
Mufasa: O Rei Leão ganha trailer com nova versão de 'Hakuna Matata'
Cailee Spaeny descobriu que estaria em Alien: Romulus pelo Instagram
‘Wicked’: Confira as músicas presentes no filme com Ariana Grande e Cynthia Erivo