- João Pedro Mariano, Marcelo Caetano, Bruna Linzmeyer, Ana Flavia Cavalcanti e Ricardo Teodoro (Foto: Soraya Ursine)
EXCLUSIVA

Ricardo Teodoro, o Ronaldo de Baby, avalia personagem e premiação em Cannes

Ator foi eleito o Melhor Ator Revelação na Semana da Crítica na 63ª edição do festival

Dayw Vilar para Rolling Stone Publicado em 23/05/2024, às 18h30

O mineiro Ricardo Teodoro é o Melhor Ator Revelação da Semaine de La Critique do Festival de Cannes. Na pele de Ronaldo, Teodoro protagoniza o novo longa Baby, de Marcelo Caetano

Na trama, Ronaldo é um garoto de programa e responsável pela acolhida e reviravolta na vida de Baby, recém egresso do sistema penitenciário em São Paulo. O ator conversou com a Rolling Stone e falou sobre o papel e a sensação após a premiação, onde Baby estreou mundialmente no último dia 21.

“O Ronaldo, que é cara que vai para a cidade de São Paulo há muitos anos atrás, numa ideia de melhora, como tantos outros brasileiros, e aí o centro da cidade se torna o quintal dele. E devido morar no centro da cidade, é um cara que eu acho, como ator, da nossa pesquisa, ele tem a capacidade de adaptação para sobreviver na maior cidade de São Paulo, no centro daquela cidade. E tudo aquilo que ele oferece, as relações que se estabelecem através daquela dificuldade que é quando uma questão social te aperta”.

Entre a vulnerabilidade social e o estigma, o Teodoro pondera sobre o fator humano e o desejo de viver de Ronaldo.

“Mas uma coisa muito interessante desse personagem, uma coisa que eu e o Marcelo, nós conversamos muito durante o processo, era a ideia de não vê-lo como cara vitimizado, mas pelo contrário, ele tem muita vontade de viver, ele tem muita alegria nos olhos, os personagens do filme têm muita alegria nos olhos. E a dificuldade é social, mas não é culpa deles”, destaca. 
Foto: Julia Hervouin

 

“Então é como que eu, que a gente tem uma condição social difícil, mas mesmo assim, a gente ainda tem esperança no olhar. E isso é uma coisa do Brasil, uma coisa bem brasileira nossa. Tudo que a gente passa, passou, a gente ainda tem esperança, a gente ainda tem brilho no olho e esse personagem retrata isso. Eu acho que é muito nítido olhar para a tela e você perceber que esse personagem”.

Baby é uma co-produção Brasil-Holanda-França e tem estreia prevista para o segundo semestre de 2024 aqui no Brasil. 

festival cinema Exclusiva premio cannes bruna Linzmeyer Marcelo Caetano Ricardo Teodoro João Pedro Mariano Ana Flavia Cavalcanti

Leia também

Qual a ordem certa para assistir à franquia 'Invocação do Mal'?


Peaky Blinders: Elenco não anunciado do filme é 'alucinante', diz criador


007: Ator de Q retornará no próximo filme de James Bond? Ator responde


Tyler, the Creator entra no elenco de novo filme da A24


Rivais, com Zendaya, ganha data de estreia no Prime Video


Pixar teria tentado deixar Riley "menos gay" em Divertida Mente 2