Awkwafina, a Katy de Shang-Chi, foi acusada de usar linguagem afro-americana no começo da carreira
Redação Publicado em 08/02/2022, às 16h29
A atriz e rapper de origem sino-coreana Awkwafina — mais conhecida por interpretar Katy em Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis (2021), da Marvel, além de Podres de Ricos (2018) — foi às redes sociais e falou pela primeira vez sobre as acusações de apropriação cultural pelo sotaque que adotou no começo da carreira, de acordo com informações do Legião dos Heróis.
A polêmica foi resgatada quando Bettina Makalintal publicou um artigo na revista Vice, dizendo que Awkwafina construiu a carreira enquanto "pegava emprestados elementos da cultura negra" e "performou uma série de esterótipos racistas para parecer legal." O público passou então a acusar a rapper de apropriação cultural por usar expressões associadas à AAVE (Inglês Vernacular Afro-Americano) e abusar de um sotaque característico dos afro-americanos, chamado "blaccent."
+++LEIA MAIS: Shang-Chi 2: Tudo que sabemos sobre sequência da Marvel
Comentando a polêmica pela primeira vez, Awkwafina foi ao Twitter para discutir a história da apropriação cultural nos Estados Unidos e afirmou que estará "sempre à disposição para escutar e trabalhar incansavelmente para entender a história e o contexto da AAVE, o que é considerado apropriado ou que vai contra a direção do progresso de todo ou qualquer grupo marginalizado. Porém, tenho que enfatizar: zombar, menosprezar ou ser cruel diante das outras pessoas não é a minha natureza. Nunca foi, e nunca será."
Além disso, como imigrante asiática, a atriz deixou claro como "esculpiu uma identidade americana fora dos filmes e séries de TV, crianças com quem convivia durante a escola pública e o amor e respeito pelo hip-hop" e acredita que "os americanos asiáticos ainda estão tentando entender o que essa jornada significa para eles – o que é correto e onde eles não pertencem. [...] Fazemos isso falhando, aprendendo, entendendo, ouvindo e com empatia… Continuarei fazendo isso."
+++LEIA MAIS: Shang-Chi: Por que estreia no Disney+ causou polêmica na China?
— nora (@awkwafina) February 5, 2022
Shang-Chi (Simu Liu) é um jovem chinês treinado em artes marciais criado em isolamento. Quando consegue a oportunidade de entrar em contato com o resto do mundo, descobre que o pai não era a pessoa que dizia ser.
Além de Simu Liu, o elenco do filme conta com Awkwafina (Podres de Ricos), Meng'er Zhang, Fala Chen (Triumph in the Skies II), Florian Munteanu (Creed II), Benedict Wong (Doutor Estranho) e Ben Kingsley (Gandhi).
+++LEIA MAIS: Marvel: Detalhe de Shang-Chi preocupou Kevin Feige; entenda
Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis estreou em 21 de setembro de 2021 nos cinemas brasileiros, e está disponível no catálogo do Disney+. Confira o trailer oficial abaixo:
O diretor que “evoluiu a forma do cinema”, segundo Brian De Palma
Trilha sonora de Um Completo Desconhecido, filme de Bob Dylan, é divulgada
Blake Lively processa Justin Baldoni por assédio sexual, diz site
Harrison Ford vira o Hulk Vermelho em novas imagens de Capitão América 4
Terrifier 3, novo filme da franquia de terror, estreia nas plataformas digitais
Jared Leto será o Esqueleto em filme de Mestres do Universo