- Awkwafina, de Shang-Chi (Foto: Rich Polk/Getty Images)

Shang-Chi: Awkwafina se defende após acusações de apropriação cultural; entenda

Awkwafina, a Katy de Shang-Chi, foi acusada de usar linguagem afro-americana no começo da carreira

Redação Publicado em 08/02/2022, às 16h29

A atriz e rapper de origem sino-coreana Awkwafina — mais conhecida por interpretar Katy em Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis (2021), da Marvel, além de Podres de Ricos (2018) — foi às redes sociais e falou pela primeira vez sobre as acusações de apropriação cultural pelo sotaque que adotou no começo da carreira, de acordo com informações do Legião dos Heróis.

A polêmica foi resgatada quando Bettina Makalintal publicou um artigo na revista Vice, dizendo que Awkwafina construiu a carreira enquanto "pegava emprestados elementos da cultura negra" e "performou uma série de esterótipos racistas para parecer legal." O público passou então a acusar a rapper de apropriação cultural por usar expressões associadas à AAVE (Inglês Vernacular Afro-Americano) e abusar de um sotaque característico dos afro-americanos, chamado "blaccent."

+++LEIA MAIS: Shang-Chi 2: Tudo que sabemos sobre sequência da Marvel

Comentando a polêmica pela primeira vez, Awkwafina foi ao Twitter para discutir a história da apropriação cultural nos Estados Unidos e afirmou que estará "sempre à disposição para escutar e trabalhar incansavelmente para entender a história e o contexto da AAVE, o que é considerado apropriado ou que vai contra a direção do progresso de todo ou qualquer grupo marginalizado. Porém, tenho que enfatizar: zombar, menosprezar ou ser cruel diante das outras pessoas não é a minha natureza. Nunca foi, e nunca será."

Além disso, como imigrante asiática, a atriz deixou claro como "esculpiu uma identidade americana fora dos filmes e séries de TV, crianças com quem convivia durante a escola pública e o amor e respeito pelo hip-hop" e acredita que "os americanos asiáticos ainda estão tentando entender o que essa jornada significa para eles – o que é correto e onde eles não pertencem. [...] Fazemos isso falhando, aprendendo, entendendo, ouvindo e com empatia… Continuarei fazendo isso."

+++LEIA MAIS: Shang-Chi: Por que estreia no Disney+ causou polêmica na China?

pic.twitter.com/pxSLXZD2J0

— nora (@awkwafina) February 5, 2022

Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis (2021)

Shang-Chi (Simu Liu) é um jovem chinês treinado em artes marciais criado em isolamento. Quando consegue a oportunidade de entrar em contato com o resto do mundo, descobre que o pai não era a pessoa que dizia ser.

Além de Simu Liu, o elenco do filme conta com Awkwafina (Podres de Ricos), Meng'er Zhang, Fala Chen (Triumph in the Skies II), Florian Munteanu (Creed II), Benedict Wong (Doutor Estranho) e Ben Kingsley (Gandhi).

+++LEIA MAIS: Marvel: Detalhe de Shang-Chi preocupou Kevin Feige; entenda

Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis estreou em 21 de setembro de 2021 nos cinemas brasileiros, e está disponível no catálogo do Disney+. Confira o trailer oficial abaixo:

cinema marvel MCU acusações simu liu Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis shang-chi Destin Cretton apropriação cultural Awkwafina

Leia também

Trilha sonora de Wicked será lançada em português? Universal Music responde


Guerra Civil, filme com Wagner Moura, estreia na Max


Paul Mescal quer estrelar Gladiador 3: 'Topo massivamente'


Trilha sonora de Wicked já está disponível nas plataformas digitais


A utopia de Francis Ford Coppola


A condição de Halle Berry para fazer sequência do filme Mulher-Gato