- Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis (Foto: Divulgação/Marvel)

Shang-Chi: Por que estreia no Disney+ causou polêmica na China?

Shang-Chi e a Lenda dos Dez anéis gerou polêmica na China por conta da cena de luta no ônibus

Redação Publicado em 17/11/2021, às 17h20 - Atualizado às 17h24

Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis (2021) chegou ao Disney+ na última sexta, 12, e casou uma polêmica entre os assinantes chineses do streaming por conta de uma cena que, supostamente, faria referência ao Massacre da Praça da Paz Celestial, o qual aconteceu em 4 de junho de 1989 na China. (via Legião dos Heróis)

A história ganhou repercussão após a publicação de uma cena do filme no aplicativo chinês Weibo. Na imagem, é possível ver um trecho da épica luta de Shang-Chi (Simu Liu) no ônibus em São Francisco e mostra o motorista do veículo, o qual tem “8964” escrito na manga da roupa.

+++ LEIA MAIS: Marvel: Papel de Awkwafina em Shang-Chi resolve antigo problema na franquia; entenda

Some netizens discovered that '8964' was inscribed on the bus driver's attire in the Marvel movie Shang-Chi and the Legend of the Ten Rings pic.twitter.com/V70XX3z3Ud

— Studio Incendo (@studioincendo) November 12, 2021

Para alguns, essa numeração é uma referência oculta ao Massacre da Praça da Paz Celestial e isso gerou diversos debates em fóruns na internet. A data marca um protesto pacífico feito por universitários no país para pedir o fim da corrupção no governo e por reformas democráticas.

O líder Deng Xiaoping encerrou o movimento ordenando que as forças armadas do exército atacassem os protestantes com tanques na Praça da Paz Celestial. Nunca foi divulgado o número oficial de mortos, mas estimativas apontam para mais de mil vítimas. O governo chinês normalmente não fala sobre a situação na mídia.

+++ LEIA MAIS: Shang-Chi: Ator explica cena impressionante e perigosa em ônibus

Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis

Com Simu Liu, Meng’er Zhang, Michelle Yeoh, Awkwafina e mais no elenco, Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis (2021) chegou aos cinemas em 2 de setembro e acompanha um jovem treinado em artes marciais se reunir com a família e acertar as contas com o pai, o qual treinou o filho com frieza e crueldade. O filme bateu recordes impressionantes de bilheteria e foi elogiado pela crítica e pelo público. A cena pós-créditos da produção foi até considerada a mais engraçada de toda a franquia.

+++LEIA MAIS: Shang-Chi é o primeiro filme lançado na pandemia a alcançar US$200 milhões de bilheteria

The wait is over! Marvel Studios’ #ShangChi and The Legend of The Ten Rings is now streaming on @DisneyPlus! 🙌 #DisneyPlusDay pic.twitter.com/YM36tvuz0A

— Shang-Chi (@shangchi) November 12, 2021
cinema polêmica marvel MCU china Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis shang-chi referencia massacre da praça da paz celestial

Leia também

Trilha sonora de Wicked será lançada em português? Universal Music responde


Guerra Civil, filme com Wagner Moura, estreia na Max


Paul Mescal quer estrelar Gladiador 3: 'Topo massivamente'


Trilha sonora de Wicked já está disponível nas plataformas digitais


A utopia de Francis Ford Coppola


A condição de Halle Berry para fazer sequência do filme Mulher-Gato