Em 2005, estúdio revelou planos de introduzir herói, mas priorizaram outros personagens
Felipe Grutter (com supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 03/09/2021, às 09h10
Criado por Steve Englehart e Jim Starlin nos quadrinhos da Marvel em dezembro de 1973, Shang-Chi ganhou o primeiro filme em setembro de 2021. No entanto, a editora tinha planos para trabalhar com o personagem nas telonas em 2001, mas o projeto não foi para frente. Saiba o motivo da empresa ter levado 20 anos para introduzir herói.
Como Screen Rant apontou, fazer filmes da Marvel antigamente não era tão fácil quanto atualmente, e Stan Lee passou anos tentando persuadir Hollywood a comprar os direitos de super-heróis da Marvel, como Shang-Chi. No final dos anos 1990 e início dos anos 2000, algumas produções de propriedades da editora fizeram sucesso nas telonas, como Blade - O Caçador de Vampiros (1998), X-Men - O Filme (2000) e Homem-Aranha (2002).
+++LEIA MAIS: Marvel: o que são os Dez Anéis de Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis?
Esses primeiros filmes foram produzidos por estúdios mais experientes, e a Marvel vendeu os direitos desses personagens. Em 2001, Stephen Norrington assinou para dirigir um filme chamado The Hands of Shang-Chi com a Dreamworks. O projeto não aconteceu e os direitos foram revertidos para a editoras - e decidiu aproveitá-los ao máximo.
Segundo Screen Rant, em 2004, Marvel decidiu fazer filmes sozinha, e fez um empréstimo de US$ 525 milhões para autofinanciar os primeiros filmes - seriam produzidas 10 franquias. Em 2005, a empresa anunciou quais propriedades iriam às telonas: Homem-Formiga, Vingadores, Pantera Negra, Capitão América, Manto & Adaga, Doutor Estranho, Gavião Arqueiro, Nick Fury, Quarteto Futuro e Shang-Chi.
Mesmo mencionado pela primeira vez como parte do Universo Cinematográfico Marvel (MCU) em 2005, Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis não aconteceria até 2021. O personagem quase apareceu em cena pós-créditos de Os Vingadores (2012), porque o estúdio queria se aproximar do mercado chinês - para isso, entraram em contato com DMG Entertainment Motion Picture Group, da China.
"Simplesmente colocar chineses em um filme foi erroneamente considerado como o preço garantido para admissão no lucrativo mercado chinês," comentou o então presidente da DMG, Chris Fenton, ao relembrar as práticas de negócios da época. "Então, os estúdios fizeram isso." A empresa recusou a oportunidade e Shang-Chi foi esquecido por mais nove anos.
+++LEIA MAIS: Shang-Chi: Por que Tony Leung evitava papéis de pai?
Afinal, por que o herói não foi usado pela Marvel em 2005, quando anunciaram o filme dele? Como Screen Rant relembrou, o motivo se deu porque a editora recuperou alguns direitos de personagens importantes em 2006, principalmente aqueles do Homem de Ferro, e os planos mudaram.
Marvel encomendou diversos grupos focais para decidir qual personagem priorizar - esses eram compostos inteiramente por crianças, porque a empresa queria ver qual herói teria mais interesse para as crianças, além de notar oportunidades de merchandising em potencial. Escolheram o Homem de Ferro para iniciar o MCU, e o resto é história.
+++LEIA MAIS: Shang-Chi: Tim Roth, de Incrível Hulk, volta à Marvel após 13 anos
🔥 in the 🌥 Check out this visual piece for the new song “Fire in the Sky” from @AndersonPaak and be the first to experience Marvel Studios' #ShangChi and The Legend of The Ten Rings only in theaters tonight! Get tickets now: https://t.co/NbO5NBDNcO pic.twitter.com/OhD0d7MwUC
— Shang-Chi (@shangchi) September 2, 2021
+++ CONFIRA TUDO SOBRE A BANDA 5 SECONDS OF SUMMER!
Wicked traz participação superespecial — e não é a que você está pensando
Trilha sonora de Wicked será lançada em português? Universal Music responde
Guerra Civil, filme com Wagner Moura, estreia na Max
Paul Mescal quer estrelar Gladiador 3: 'Topo massivamente'
Trilha sonora de Wicked já está disponível nas plataformas digitais
A utopia de Francis Ford Coppola