De acordo com relatório publicado pela Rolling Stone EUA, o movimento do Snyder Cut teve apoio de bots para se tornar popular nas redes sociais
Redação Publicado em 19/07/2022, às 11h24
Desde o lançamento de Liga da Justiça em 2017, um movimento intenso de pedidos pelo “Snyder Cut” [ou corte de Snyder, em português] tomaram conta das redes sociais. Fãs que ficaram desapontados com a interferência da Warner Bros. no filme da DC pediam para que o estúdio lançasse a versão original do diretor Zack Snyder.
No entanto, de acordo com relatório divulgado pela Rolling Stone EUA, foi revelado que ao menos 13% dessas contas que lideraram a campanha eram bots, ou seja, contas falsas com mensagens programadas para aumentar os pedidos por um novo filme. Os dados foram registrados pelas agências Q5id e Graphika, contratadas pela revista.
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Esse número é muito a cima dos 3 a 5% de bots que os especialistas em cibernética dizem que normalmente veem em qualquer tópico que fica popular na internet. Apesar de Snyder ter muitos fãs reais, essa quantidade foi amplificada por um número desproporcional de contas falsas.
Além disso, uma terceira empresa, Alethea Group, descobriu que o domínio forsnydercut.com, o qual afirmar ser responsável por viralizar a hashtag #ReleaseTheSnyderCut foi, pelo menos em um ponto, comandado por uma pessoa que também dirigia uma agência de publicidade, agora extinta, que promovia a capacidade de trazer “tráfego barato e instantâneo para seu site.”
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A Rolling Stone EUA ouviu mais de 20 pessoas envolvidas na versão original da Liga da Justiça e a maioria acredita que o diretor estava trabalhando para manipular a campanha do Snyder Cut. O cineasta afirmou que, “se alguém” estava se aproveitando do movimento nas redes, esse alguém era a Warner Bros. que “tentava alavancar minha base de fãs para reforçar os assinantes de seu novo serviço de streaming.” No entanto, uma fonte alegou que “Zack era como um Lex Luthor causando estragos.”
Durante um tempo, estúdios rivais e executivos de marketing digital ficaram intrigados com a mobilização dos fãs pelo corte de Snyder, tentando entender como poderiam se aproveitar dessa movimentação também. Mas, logo começaram a desconfiar do aumento da atividade nas redes sociais.
Em 2019, a hashtag #ReleaseTheSnyderCut ficou saturada nas mídias, acumulando centenas de milhares de tweets por dia para pressionar a Warner Bros. a lançar a versão do diretor do filme. E quando isso finalmente aconteceu, em março de 2021, a hashtag #RestoreTheSnyderVerse, a qual pedia por mais filmes do diretor, alcançou a marca de mais de um milhão de tweets em um dia.
De acordo com um executivo de marketing digital ouvido pela revista, o fenômeno se tornou assunto em Hollywood. “Você não vê algo assim organicamente,” disse ele, afirmando que a situação parece um exemplo clássico de “armar um movimento.”
A versão da Liga da Justiça está disponível na HBO Max desde 2021 e conta com duas horas a mais de duração do que o original.
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