Atriz icônica do cinema italiano, Sophia Loren participou de mais de 100 filmes - e completou 87 anos nesta segunda, 20
Vitória Campos (sob supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 20/09/2021, às 17h37
Atriz e cantora italiana, Sophia Loren participou de mais de 100 filmes ao longo de 50 anos de carreira e ficou conhecida pela parceria com o diretor italiano Vittorio De Sica. Uma das figuras mais icônicas do cinema mundial, a artista completou 87 anos nesta segunda, 20 de setembro.
Loren tem uma carreira premiada - vencendo duas estatuetas do Oscar: uma de Melhor Atriz por Duas Mulheres (1960) e um Oscar Honorário pelas contribuições para o cinema italiano e estadunidense.
+++ LEIA MAIS: 8 filmes para conhecer Federico Fellini, mestre do cinema italiano [LISTA]
Para comemorar o aniversário de Sophia Loren, confira os quatro melhores filmes da atriz, segundo nota e sinopse do Rotten Tomatoes:
“Em Roma, o apoiador fascista Emanuele (John Vernon) participa de um desfile comemorativo do encontro histórico de Adolf Hitler com o líder italiano Benito Mussolini, deixando sua esposa, Antonietta (Sophia Loren), para cuidar dos deveres domésticos.”
+++ LEIA MAIS: Relembre a trajetória de Agnès Varda, uma das maiores cineastas da história
“Antonietta encontra um homem, Gabriele (Marcello Mastroianni), que parece surpreendentemente perplexo com o evento político. Ao longo do dia, os dois estabelecem uma amizade próxima que mudará para sempre suas percepções sobre a vida, o amor e a política.”
“Perto do final de seu reinado, o imperador romano Marco Aurélio (Alec Guinness) pretende entregar seu trono ao inabalável soldado Livius (Stephen Boyd). Antes que ele possa cumprir suas intenções, Cômodo (Christopher Plummer), o herdeiro de fato, envenena Aurélio. Cômodo se torna um líder ineficaz, corrupto e pomposo - e embora Livius conceda ao governo de Cômodo, ele não pode ficar parado quando ameaçam matar a filha de Aurélio, Lucila (Sophia Loren).”
+++ LEIA MAIS: 7 longas que deveriam ter ganhado o Oscar de Melhor Filme - e perderam
Em Rosa e Momo, Loren interpreta Madame Rosa, uma idosa “sobrevivente do Holocausto que estabelece um vínculo com uma jovem imigrante do Senegal que recentemente a roubou.”
“A Espanha é invadida pelos mouros e a única esperança do país reside em um cavaleiro heroico conhecido como El Cid (Charlton Heston). Ele sabe que uma Espanha dividida não pode resistir e implora a seus compatriotas que se unam para repelir os invasores.”
“Contudo, um obstáculo se desenvolve na campanha de El Cid: ele é exilado de sua terra natal, Castela, pelo governante sedento de poder da região. Ele tenta se reunir com sua ex-esposa, Jimena (Sophia Loren) - que ainda está chateada pelo fato de ele ter matado seu pai.”
O diretor que “evoluiu a forma do cinema”, segundo Brian De Palma
Trilha sonora de Um Completo Desconhecido, filme de Bob Dylan, é divulgada
Blake Lively processa Justin Baldoni por assédio sexual, diz site
Harrison Ford vira o Hulk Vermelho em novas imagens de Capitão América 4
Terrifier 3, novo filme da franquia de terror, estreia nas plataformas digitais
Jared Leto será o Esqueleto em filme de Mestres do Universo