Matt e Ross Duffer, criadores de Stranger Things, revelaram quais experimentos do governo americano inspiraram a série
Redação Publicado em 29/12/2021, às 13h40 - Atualizado em 27/01/2022, às 17h02
Matt e Ross Duffer, criadores da série Stranger Things (2016), falaram à Rolling Stone EUA sobre a possibilidade de elementos do hit da Netflix serem baseados em histórias reais. A entrevista ocorreu em 2016, após o sucesso da primeira temporada do show.
Matt comentou sobre o desejo de misturar fantasia e realidade: “Queríamos que o elemento sobrenatural fosse baseado na ciência. Por mais ridículo, o monstro [na dimensão alternativa] não vem de algo espiritual e não está ligado a nenhuma religião. Isso torna tudo mais assustador. Não acredito em fantasmas, mas acredito em alienígenas e dimensões alternativas.”
+++LEIA MAIS: Stranger Things 4: O que os títulos dos episódios revelam sobre a série?
Os irmãos se inspiraram em "experimentos bizarros que ocorreram na Guerra Fria," especificamente o Projeto MKUltra. O programa, desenvolvido pela CIA em 1953, buscava desenvolver técnicas de controle mental para dar vantagem aos Estados Unidos na batalha.
Em Stranger Things, a mãe de Eleven (Millie Bobby Brown) é cobaia, durante a gravidez, do MKUltra. O uso de LSD e as experiências realizadas com ela inconsciente justificam a garota nascer com poderes e dons psíquicos.
Outra inspiração para a série foram os relatórios de Alfred Bielek, homem envolvido em experimentos realizados em Montauk, Nova York, durante os anos 1980. Segundo ele, as experiências abriram, acidentalmente, um buraco entre Montauk de 1983 e de 1943 - semelhante ao portal para o Mundo Invertido no show.
Os irmãos Duffer se influenciaram tanto nos relatos de Bielek, que Stranger Things se chamaria, inicialmente, Montauk. Apesar de desistirem da ideia, os eventos relatados serviram de base para construir parte da narrativa.
+++LEIA MAIS: Stranger Things 4 é 'mais assustador', diz Finn Wolfhard
Com o retorno do amado elenco principal, a quarta temporada de Stranger Things deve estrear em 2022. A sinopse divulgada pela Netflix informa: "Nem tudo são boas notícias para o nosso ‘americano’; ele está preso longe de casa, no deserto nevado de Kamchatka, onde enfrentará perigos tanto humanos… quanto outros." Confira o trailer:
‘Arcane’: Tudo sobre o sucesso da Netflix e sua relação com League of Legends
Após estreia, Wicked e Gladiador 2 entram na disputa pelo Oscar 2025
Wicked traz participação superespecial — e não é a que você está pensando
Trilha sonora de Wicked será lançada em português? Universal Music responde
Guerra Civil, filme com Wagner Moura, estreia na Max
Paul Mescal quer estrelar Gladiador 3: 'Topo massivamente'