- Théo Cristine e Sandor Funtek como JoeyStarr e Kool Shen, respectivamente, em 'Suprêmes' (Foto: Gianni Giardinelli/Sony Pictures Entertainment France)
SUPRÊME NTM

'Suprêmes' conta 'história de jovens abandonados por seus políticos' e mostra como hip-hop chegou à França

A diretora Audrey Estrougo recontou a trajetória do Suprême NTM, grupo de hip-hop pioneiro na França, no filme 'Suprêmes'

Heloísa Lisboa (@helocoptero) Publicado em 20/09/2024, às 13h00

Torre Eiffel, croissants, Mona Lisa, boina vermelha e Amélie Poulain estão entre os símbolos que evocam a França. Se entrasse na lista, o hip-hop provavelmente estaria em uma das últimas posições. Audrey Estrougo, porém, quis mostrar que o gênero também faz parte da história de seu país e, por isso, dirigiu Suprêmes (2021).

Audrey Estrougo dirigindo 'Suprêmes' (Foto: Gianni Giardinelli/Sony Pictures Entertainment France)

O filme retrata a chegada do hip-hop à França a partir de Saint-Denis, comuna onde jovens começaram a denunciar problemas socioeconômicos ainda na década de 1980. "Eu cresci nos subúrbios de Paris, e o NTM sempre fez parte da minha adolescência. Eles são como irmãos mais velhos", disse a cineasta em entrevista à Rolling Stone Brasil

"Sempre disse a mim mesma que, acima de tudo, eles são testemunhas dessa juventude dos bairros. Quis contar uma história sobre jovens abandonados por seus políticos, e eles são os vetores perfeitos para isso", continuou.

Kool Shen e JoeyStarr em reunião em 2018 (Foto: David Wolff - Patrick/Redferns)

JoeyStarr e Kool Shen, membros principais do grupo Suprême NTM cujos nomes reais são Didier Morville e Bruno Lopes, respectivamente, deram os passos iniciais na carreira com a dança e o grafite. Em 1991, eles lançaram o primeiro álbum, Authentik, ao lado de seu extenso grupo de amigos. Nos anos seguintes, a dupla passou a chamar mais atenção da mídia — e das autoridades e políticos — com suas letras explícitas e críticas. A sigla NTM, inclusive, significa "Nique Ta Mère", "F*da-se sua mãe", em tradução livre. 

Embora muitos tenham tentado assumir a dianteira de projetos semelhantes, foi Estrougo quem recebeu o consentimento de JoeyStarr para transformar a narrativa da banda em longa-metragem. "Uma vez que eu defini o filme que eu queria fazer e encontrei um produtor que entendeu minha abordagem, tentei contatá-los [JoeyStarr e Kool Shen] de maneira tradicional, por meio de seus respectivos agentes", confessou a diretora.

Théo Cristine e JoeyStarr (Foto: Gianni Giardinelli/Sony Pictures Entertainment France)

Ela acrescentou: "Acontece que o primeiro que aceitou me encontrar foi JoeyStarr. Primeiro, ele me alertou, porque, logicamente, eles já haviam recebido diversas propostas para uma adaptação ao cinema, mas recusaram todas. Foi o meu desejo de falar sobre a juventude dos subúrbios que o convenceu. Ele aceitou sem hesitar e sempre apoiou muito o filme".

'Suprêmes' (Foto: Audrey Estrougo/Sony Pictures Entertainment France)

Roteiro

O longa-metragem também retrata a diluição do Suprême NTM (ou ao menos do comboio que o acompanhava): alguns amigos dos artistas precisaram ficar pelo caminho para que o grupo fosse melhor gerenciado.

'Suprêmes' (Foto: Audrey Estrougo/Sony Pictures Entertainment France)

"Na época em que o filme se passa, não havia apenas os dois [JoeyStarr e Kool Shen], mas sete, além dos amigos que os seguiam por toda parte. Foi [um processo] longo e nem sempre prazeroso, porque, como o filme mostra, muitos ficaram bravos e guardam rancor deles por terem sido sacrificados", disse Estrougo sobre a roteirização de Suprêmes. O assessor de imprensa da Jean Paul Gaultier Franck Chevalier chegou a ocupar o cargo de gerente da banda.

Cesar Chouraqui como Franck Chevalier (Foto: Gianni Giardinelli/Sony Pictures Entertainment France)
Franck Chevalier em 2022 (Foto: Pascal Le Segretain/Getty Images)

"Com Marcia Romano, a corroteirista do filme, nós trabalhamos primeiro na estrutura do filme. Só nós duas. Depois começamos a olhar para todos os protagonistas da história", lembrou. A trajetória de Bruno e Didier é retratada apenas até o auge do NTM.

Era imperativo para a gente trazer autenticidade à narrativa. Podemos dizer que é uma ficção 100% baseada na realidade.
Audrey Estrougo (Foto: Gianni Giardinelli/Sony Pictures Entertainment France)

Ainda que Kool Shen e JoeyStarr sejam igualmente protagonistas do NTM, Estrougo e Romano escolheram explorar a vida pessoal do segundo. O relacionamento de Didier com o pai proporciona cenas desconfortáveis. Nem a fama e o sucesso de JoeyStarr foram suficientes para conquistar a aprovação de seu pai. Didier possuía furor suficiente para seguir com o Suprême devido às insatisfações sociais e à ausência de amparo familiar. 

"Para mim, é uma questão de prisma, de ponto de vista. Na minha opinião, Didier e Bruno têm uma relação que é definida para além da amizade", argumentou a diretora. "O que eu queria mostrar era esse equilíbrio frágil entre juventude, amizade, música e apoio. Bruno é fundamental para o grupo, assim como a vida pessoal de Didier. Então, escolhi contar como ele serviu como espinha dorsal nos problemas emocionais de Didier."

Théo Cristine e Sandor Funtek como JoeyStarr e Kool Shen, respectivamente (Foto: Audrey Estrougo/Sony Pictures Entertainment France)
Eu queria contar a história de um movimento: o hip-hop, seu nascimento, sua ascensão. Esses caras saíram dos túneis de metrô onde faziam grafite para pegarem um microfone e ficarem sob o holofote. Até então, o hip-hop era um gênero menor e marginal. O que acontece após o meu filme é bem conhecido por todos e bem básico quando você está interessado na vida de grupos musicais no geral. Na minha opinião, NTM não foi o primeiro grupo de rap, mas sim o último grupo punk, e era essa energia que eu queria filmar. Não devemos nos esquecer de que as gravadoras mataram o hip-hop e sua filosofia bem rapidamente, em 1992.

Autorização

Como Estrougo pontuou, "é impossível contar essa história sem a autorização dos personagens principais, ou você não tem o direito sobre as músicas". Desse modo, a produção exigiu o contato com todos os envolvidos no NTM

'Suprêmes' (Foto: Audrey Estrougo/Sony Pictures Entertainment France)

"Não podemos esquecer que eles eram, acima de tudo, um coletivo", ressaltou a cineasta. "Eles faziam rap, dançavam, escreviam e grafitavam juntos. Então, houve vários estágios e, às vezes, decepções para que todo o NTM aderisse à abordagem do filme."

No meio desse sistema caracterizado por Estrougo como "estressante", foi preciso dialogar com o primeiro DJ do grupo no longa: "Ele não falava com eles desde 1992, e levou meses e meses para que ele permitisse as gravações".

'Suprêmes' (Foto: Audrey Estrougo/Sony Pictures Entertainment France)
Didier e Bruno participaram da existência do filme do início ao fim. Eles acompanharam todas as etapas de produção, dos primeiros ensaios à edição final. E ambos ficaram muito comovidos, mesmo.

Elenco

A escolha do elenco levou cerca de oito meses e foi permeada pela dúvida de Estrougo sobre procurar "jovens rappers, dançarinos ou até mesmo artistas do grafite". Ela admitiu que a semelhança física entre os atores e os verdadeiros músicos também foi um obstáculo, mas decidiu "focar na energia": "O público que conhece Bruno e Didier de verdade tem que encontrá-los no filme".

"No fim, achei alguns atores e escalei vários amadores. Minha escolha acabou em Théo Cristine e Sandor Funtek [intérprete de Kool Shen]", recapitulou. "Embora não sejam os melhores cantando e dançando, demonstraram grande capacidade de trabalhar. Por um ano, eles trabalharam para conseguirem fazer todos os shows do filme ao vivo. O resultado valeu a pena, porque todas as apresentações no filme são autênticas."

Théo Cristine e Sandor Funtek como JoeyStarr e Kool Shen, respectivamente (Foto: Audrey Estrougo/Sony Pictures Entertainment France)

Onde assistir

Suprêmes está disponível na Reserva Imovision, plataforma que reúne parte do catálogo da distribuidora Imovision.

"É sempre animador ultrapassar fronteiras com seu trabalho e perceber como culturas podem se relacionar", refletiu Estrougo sobre seu filme no streaming brasileiro. "Sei que o Brasil tem uma cena do hip-hop desenvolvida e estou curiosa para saber o quanto a história do meu filme pode ressoar sobre o país."

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