Tim Burton relembrou os motivos que o fizeram desistir de dirigir mais filmes do Batman
Redação Publicado em 07/06/2022, às 15h19
Tim Burton revelou que decidiu abandonar a franquia do Homem-Morcego após divergências, como a ideia de colocar mamilos no uniforme do herói. Em entrevista com a Empire Magazine (via CineBuzz), para celebrar os 30 anos de Batman: O Retorno, diretor explicou por que desistiu do terceiro filme.
Burton relembrou como Batman Eternamente (1995) seguiu para outro caminho, com tom mais cômico do que os tradicionais filmes do diretor. “[Naquela época] eles foram para o outro lado. Essa é a coisa engraçada sobre isso,” afirmou.
“Mas então eu fiquei tipo, ‘espere um minuto. Okay. Espere um segundo aqui. Você reclama de mim, que sou muito esquisito, sou muito sombrio, e aí você coloca mamilos no uniforme? Vai se ferrar!’ Sério. Então, sim, acho que é por isso que não acabei [fazendo um terceiro filme],” explicou.
Figurinista de Batman Eternamente e Batman & Robin (1997), Jose Fernandez falou sobre a escolha de manter os mamilos no uniforme em entrevista a Mel Magazine. De acordo com Fernandez, a situação acabou saindo do controle dele.
+++ LEIA MAIS: Qual ator era 1ª opção de Tim Burton para o Coringa em Batman?
“Com o traje de Val Kilmer em Batman Eternamente, os mamilos foram uma das coisas que eu adicionei. Não era fetiche para mim, era mais inspirado por armaduras romanas – como Centuriões,” disse. “E, nos quadrinhos, os personagens sempre pareciam estar nus com tinta spray neles – era tudo sobre anatomia, e eu gosto de mostrar anatomia.”
“Eu não sei exatamente onde minha cabeça estava naquela época, mas é o que eu lembro. E assim, eu adicionei os mamilos. Eu não tinha ideia de que acabaria sendo todo esse burburinho sobre isso,” completou o figurinista.
+++ LEIA MAIS: Qual ator de Batman - O Homem Morcego quase participou da versão de Tim Burton?
Fernandez afirmou que, no primeiro filme, os mamilos eram um detalhe pequeno, mas depois se tornaram algo maior: “No primeiro, eles eram apenas uma pequena gota de argila. Foi sutil - foi um pontinho. Mas para Batman & Robin, Joel Schumacher amou os mamilos, então ele disse: ‘Vamos mostrá-los.’ Schumacher queria eles afiados, tipo, com pontas. Eles também foram circulados, tanto externos quanto internos – tudo foi transformado em uma característica do uniforme.”
O figurinista afirmou que “não queria fazer isso, mas ele é o chefe, então nós os afiamos, circulamos e tudo ficou meio ridículo.” Além disso, também comentou o motivo da roupa da Batgirl não ter mamilos:
“Com Alicia Silverstone, eles também queriam mamilos. Eles disseram: ‘Se os caras têm mamilos, as meninas devem ter mamilos também.’ Depois que eu esculpi, todo mundo percebeu que talvez não fosse boa ideia. Foi um pouco obsceno, então tiramos os mamilos.”
O diretor que “evoluiu a forma do cinema”, segundo Brian De Palma
Trilha sonora de Um Completo Desconhecido, filme de Bob Dylan, é divulgada
Blake Lively processa Justin Baldoni por assédio sexual, diz site
Harrison Ford vira o Hulk Vermelho em novas imagens de Capitão América 4
Terrifier 3, novo filme da franquia de terror, estreia nas plataformas digitais
Jared Leto será o Esqueleto em filme de Mestres do Universo