- Blade enfrentou uma série de contratempos e incertezas até agora (Foto: Divulgação)
DIFICULDADES

Todos os atrasos sofridos pelo novo reboot de Blade

Filme estrelado por Mahershala Ali tem sofrido com inúmeros problemas de produção e parece mal sair do lugar

Igor Miranda Publicado em 18/10/2024, às 08h00

Ao anunciar seus projetos para a chamada saga do Multiverso, em 2019, a Marvel Studios confirmou que realizaria um reboot de Blade, o famoso meio-humano, meio-vampiro dos quadrinhos da editora. Mahershala Ali ficou a cargo de dar vida ao personagem nas telonas.

A ideia inicial era lançar o filme em 2023. Entretanto, o projeto sofreu com inúmeros atrasos e contratempos.  A previsão atual de estreia é novembro de 2025 — caso novos problemas não apareçam.

A seguir, confira uma linha do tempo com as notícias e os atrasos sofridos pelo reboot de Blade nos cinemas. As informações foram compiladas de um levantamento publicado pelo IndieWire.

A produção do reboot de Blade

2021

Início de 2021: dois anos após seu primeiro anúncio, Blade teve seu diretor e roteirista confirmados: Bassim Tariq e Stacy Osei-Kuffour, respectivamente. A demora teria ocorrido como consequência da pandemia.

Final de 2021/início de 2022: os primeiros nomes do elenco de Blade — além de Mahershala Ali — são confirmados: Delroy Lindo e Aaron Pierre. A primeira data de estreia do longa também é divulgada: 3 de novembro de 2023.

2022

Setembro de 2022: apenas dois meses antes de iniciar suas gravações, Bassim Tariq deixa a direção de Blade e se torna produtor executivo. Com esse contratempo, o longa é adiado para 6 de setembro de 2024.

Final de 2022: Beau DeMayo, criador da animação X-Men 97, assume o roteiro e opta por um enredo situado nos anos 1920, mas fica pouco tempo no cargo. Em seguida, Michael Starrbury se torna o novo responsável pela história, enquanto Yann Demange é confirmado como diretor.

2023

Abril de 2023: Mia Goth é confirmada para interpretar a vilã de Blade. Além disso, ocorre nova mudança de roteirista, após a Marvel escalar Nic Pizzolato para o posto. A história passa a ser ambientada no presente, mas Mia Goth continua confirmada.

Maio de 2023: a greve dos roteiristas de Hollywood começa, com a de atores vindo pouco tempo depois. Sem outra escolha, a Marvel é forçada a interromper a já conturbada produção de Blade.

Final de 2023: uma reportagem da Variety sobre os problemas vividos pela Marvel Studios revelou detalhes do roteiro de Blade. Segundo uma fonte da revista, o filme seria, na realidade, uma narrativa liderada por mulheres e com muitas lições de vida, com seu protagonista relegado ao posto de coadjuvante em seu próprio longa.

Dezembro de 2023: o filme é adiado novamente, agora para 7 de novembro de 2025. A Marvel retoma a produção com o fim da greve dos roteiristas e atores, mas opta por trazer outro nome para assinar o roteiro: Michael Green.

+++LEIA MAIS: Blade será reescrito antes de escalar novo diretor, diz site

2024

Primeiro semestre de 2024: novos contratempo.. Aaron Pierre confirma ter deixado o elenco de Blade por conta de tantas mudanças. Além disso, Yann Demange abandona o posto de diretor e o sexto roteirista do projeto é confirmado pela Marvel: Eric Pearson, um nome de confiança do estúdio.

Blade no Universo Marvel

Até o momento, Blade continua com estreia prevista para novembro de 2025. No entanto, a ausência de um diretor e o envolvimento de Mahershala Ali com o novo filme de Jurassic World ainda colocam pontos de interrogação no entorno do projeto.

Kevin Feige, CEO dos estúdios Marvel, garante que nada disso esteja relacionado a problemas de Ali com os profissionais anteriormente escalados. O executivo chegou a dizer no passado que a atual geração cinematográfica da editora tem uma “dívida” com o personagem, pois seus filmes foram pioneiros em relação a vários elementos utilizados posteriormente nas produções da empresa. Resta saber se o herói será de fato honrado nas telonas.

Colaborou: Augusto Ikeda.

filme marvel Reboot blade atrasos

Leia também

Sorria 2: 'Trágica' história de Amy Winehouse inspirou o filme; entenda


Maníaco do Parque, longa sobre serial killer brasileiro, estreia no Prime Video


8 filmes que terão apresentações especiais na 48ª Mostra de SP


O Aprendiz, polêmica cinebiografia de Donald Trump, estreia nos cinemas


Sorria 2, sequência do terror de sucesso de 2022, estreia nos cinemas


10 filmes brasileiros para ficar de olho na 48ª Mostra de São Paulo