A 75º edição do Tony Awards será apresentada por Ariana DeBose e acontecerá em junho de 2022
O Tony Awards está chegando! A Brodway League divulgou a lista de indicados à premiação mais importante do teatro nesta segunda-feira, 9, e desde então, informou o público sobre as especificidades da edição de 2022, que tem como destaques nomes como David Morse, Sam Rockwel, Deirdre O'Connell e Mary-Louise Parker.
Um total de 34 shows disputam prêmios em 26 categorias este ano; para serem elegíveis, os shows deveriam ter estreado entre 20 de fevereiro de 2020 e 4 de maio de 2022. Em preparação para a grande noite, a Rolling Stone Brasil separou todos os detalhes sobre o Tony Awards 2022.
+++ LEIA MAIS: 5 curiosidades sobre Andrew Garfield: preparo para Homem-Aranha, vencedor do Tony Awards e mais [LISTA]
Quando acontece o Tony Awards 2022?
A cerimônia de premiação deste ano acontecerá em 12 de junho de 2022.
Onde acontece o Tony Awards 2022?
O Tony será realizado no Radio City Music Hall, uma casa tradicional de espectáculos localizada no Rockefeller Center em Nova York.
+++ LEIA MAIS: Grammy: 6 artistas esnobados na edição de 2022; Miley Cyrus, Drake, BTS e mais [LISTA]
Quem apresenta o Tony Awards 2022?
A apresentadora da grande cerimônia das artes teatrais será Ariana DeBose, ganhadora do Oscar 2022 por “Melhor Atriz Coadjuvante" em "West Side Story" , também conhecida por atuar em "Hamilton", lançado no Disney+ em 2020.
Onde assistir ao Tony Awards 2022?
Neste ano, a premiação será dividida em duas partes: um pré-show exclusivamente no transmitido no Film&Arts Brasil - e que será retransmitido no próximo sábado, dia 18 de junho, em versão legendada, na faixa das 21h, com exclusividade pelo canal Film&Arts Brasil, e novamente nos dias 24 de junho às 21h e 29 de junho às 18h.
Quem são os indicados ao Tony 2022?
Melhor Novo Musical
- “Girl From the North Country”;
- “MJ”;
- “Mr. Saturday Night”;
- “Paradise Square”;
- “Six: The Musical”;
- “A Strange Loop”
Melhor Revival Musical
- “Caroline, or Change”;
- “Company”;
- “The Music Man”
Melhor Nova Peça
- “Clyde’s”
- “Hangmen”
- “The Lehman Trilogy”
- “The Minutes”
- “Skeleton Crew”
Melhor Revival Teatral
- “American Buffalo”;
- “For Colored Girls Who Have Considered Suicide/ When the Rainbow Is Enuf”;
- “How I Learned to Drive”;
- “Take Me Out”;
- “Trouble in Mind”
Melhor Livro de um Musical
- Christina Anderson, Craig Lucas and Larry Kirwan, “Paradise Square”
- Billy Crystal, Lowell Ganz and Babaloo Mandel, “Mr. Saturday Night”
- Michael R. Jackson, “A Strange Loop”
- Conor McPherson, “Girl From the North Country”;
- Lynn Notage, “MJ”
Melhor Trilha Sonora Original
- “Flying Over Sunset”, música de Tom Kitt; Letra de Michael Korie
- “Mr. Saturday Night”, música de Jason Robert Brown; Letra de Amanda Green
- “Paradise Square”, música de Jason Howland e Larry Kirwan; letras de Nathan Tysen e Masi Asare
- “Six: The Musical”, música e letra: Toby Marlow e Lucy Moss
- “A Strange Loop”, música e letra: Michael R. Jackson
Melhor Direção de Peça
- Lileana Blain-Cruz, “The Skin of Our Teeth”;
- Camille A. Brown, “For Colored Girls Who Have Considered Suicide/ When the Rainbow Is Enuf”;
- Sam Mendes, “The Lehman Trilogy”;
- Neil Pepe, “American Buffalo”
- Les Waters, “Dana H.”
Melhor Direção de um Musical
- Stephen Brackett, “A Strange Loop”;
- Marianne Elliott, “Company”;
- Conor McPherson, “Girlf From The North Country”;
- Lucy Moss e Jamie Armitage, “Six: The Musical”;
- Christopher Wheeldon, “MJ”;
Melhor Ator Principal em uma Peça
- Simon Russell Beale, “The Lehman Trilogy”;
- Adam Godley, “The Lehman Trilogy”;
- Adrian Lester, “The Lehman Trilogy”;
- David Morse, “How I Learned to Drive”;
- Sam Rockwell, “American Buffalo”;
- Ruben Santiago-Hudson, “Lackawanna Blues”;
- David Threlfall, “Hangmen”
Melhor Atriz Principal em uma Peça
- Gabby Beans, “The Skin of Our Teeth”;
- LaChanze, “Trouble in Mind”;
- Ruth Negga, “Macbeth”;
- Deirdre O'Connell, “Dana. H”;
- Mary-Louise Parker, “How I Learned to Drive”
Melhor Ator Principal em um Musical
- Billy Crystal, “Mr. Saturday Night”;
- Myles Frost, “MJ”;
- Hugh Jackman, “The Music Man”;
- Rob McClure, “Mrs. Doubtfire”;
- Jaquel Spivey, “A Strange Loop”
Melhor Atriz Principal em um Musical
- Sharon D Clarke, “Caroline, or Change”;
- Carmen Cusack, “Flying Over Sunset”;
- Sutton Foster, “The Music Man”;
- Joaquina Kalukango, “Paradise Square”;
- Mare Winningham, “Girl From the North Country”
Melhor Ator Coadjuvante em uma Peça
- Alfie Allen, “Hangmen”;
- Chuck Cooper, “Trouble In Mind”;
- Jesse Tyler Ferguson, “Take Me Out”;
- Ron Cephas Jones, "Clyde's";
- Michael Oberholtzer, “Take Me Out”;
- Jesse Williams, “Take Me Out”
Melhor Atriz Coadjuvante em uma Peça
- Uzo Aduba, “Clyde's”;
- Rachel Dratch, “POTUS”;
- Kenita R. Miller, “For Colored Girls Who Have Considered Suicide/ When the Rainbow Is Enuf”;
- Phylicia Rashad, “Skeleton Crew”;
- Julie White, “POTUS”;
- Kara Young, "Clyde's"
Melhor Ator Coadjuvante em um Musical
- Matt Doyle, “Company”;
- Sidney DuPont, “Paradise Square”;
- Jared Grimes, “Funny Girl”;
- John-Andrew Morrison, “A Strange Loop”;
- AJ Shively, “Paradise Square”
Melhor Atriz Coadjuvante em um Musical
- Jeannette Bayardelle, “Girl From The North Country”;
- Shoshana Bean, “Mrs. Saturday NIght";
- Jayne Houdyshell, “The Music Man”;
- L Morgan Lee, “A Strange Loop”;
- Patti LuPone, “Company”;
- Jennifer Simard, “Company”
Melhor Design Cênico de uma Peça
- Beowulf Boritt, “POTUS”
- Es Devlin, “The Lehman Trilogy”
- Anna Fleischle, “Hangmen”;
- Michael Carnahan e Nicholas Hussong, “Skeleton Crew”;
- Scott Pask, “American Buffalo”;
Melhor Figurino de uma Peça
- Montana Levi Blanco, “The Skin of Our Teeth”;
- Sarafina Bush, “For Colored Girls Who Have Considered Suicide/ When the Rainbow Is Enuf”;
- Jane Greenwood, “Plaza Suite”;
- Jennifer Moeller, “Clyde's”;
- Emilio Sosa, “Skeleton Crew”
Melhor Figurino de um Musical
- Fly Davis, “Caroline, or Change”
- Toni-Leslie James, “Paradise Square”
- William Ivey Long, “Diana, The Musical”
- Santo Loquasto, “The Music Man”
- Gabriella Slade, “Six: The Musical”
- Paul Tazewell, “MJ”
Melhor Design de Iluminação de uma Peça
- Joshua Carr, “Hangmen”;
- Jiyoun Chang, “For Colored Girls Who Have Considered Suicide/ When the Rainbow Is Enuf”;
- Jon Clark, “The Lehman Trilogy”;
- Jane Cox, “Macbeth”;
- Yi Zhao, “The Skin of Our Teeth”
Melhor Design de Iluminação de um Musical
- Neil Austin, “Company”
- Tim Deiling, “Six: The Musical”
- Donald Holder, “Paradise Square”;
- Natasha Katz, “MJ”;
- Bradley King, “Flying Over Sunset”;
- Jen Schriever, “A Strange Loop”
Melhor Design de Som de uma Peça
- Nick Powell e Dominic Bilkey, “The Lehman Trilogy”;
- Justin Ellington, “For Colored Girls Who Have Considered Suicide/ When the Rainbow Is Enuf”;
- Mikhail Fiksel, “Dana H.”;
- Palmer Hefferan, “The Skin of Our Teeth”;
- Mikaal Sulaiman, “Macbeth”
Melhor Design de Som de um Musical
- Simon Baker, “Girl From The North Country”;
- Ian Dickinson for Autograph, “Company”;
- Paul Gatehouse, “Six: The Musical”;
- Drew Levy, “A Strange Loop”;
- Gareth Owen, “MJ”
Melhor Coreografia
- Camille A. Brown, “For Colored Girls Who Have Considered Suicide/ When the Rainbow Is Enuf”;
- Warren Carlyle, “The Music Man”;
- Carrie-Anne Ingrouille, “Six: The Musical”;
- Bill T. Jones, “Paradise Square”;
- Christopher Wheeldon, “MJ”
Melhores Orquestrações
- David Cullen, “Company”;
- Tom Curran, “Six: The Musical”;
- Simon Hale, “Girl From the North Country”;
- Jason Michael Webb e David Holcenberg, “MJ”;
- Charlie Rosen, “A Strange Loop”