- Tom Cruise em Top Gun: Maverick (Foto: Reprodução)

Top Gun 2: Tom Cruise não queria fazer sequência pois achava ‘irresponsável’

Há 32 anos, Tom Cruise afirmou que não tinha planos para sequência de Top Gun

Redação Publicado em 03/05/2022, às 15h56 - Atualizado em 15/05/2022, às 17h30

Tom Cruise afirmou que não faria Top Gun 2 porque seria “irresponsável” mais de três décadas antes da sequência estrear nos cinemas. Em uma entrevista à Playboy (via Variety) em 1990, Cruise revelou que não tinha planos de continuar a história de Top Gun (1986).

“Algumas pessoas achavam que Top Gun era um filme de direita para promover a Marinha. E muitas crianças adoraram. Mas quero que as crianças saibam que a guerra não é assim - que Top Gun foi apenas um passeio de parque de diversões, um filme divertido com classificação PG-13 que não deveria ser realidade. É por isso que não continuei fazendo Top Gun 2, 3, 4 e 5. Isso teria sido irresponsável,” explicou.

+++ LEIA MAIS: Top Gun 2: Como Tom Cruise foi convencido a realizar sequência?

 

No entanto, Cruise mudou de ideia e 36 anos depois Top Gun 2 está estreando nos cinemas. Na sequência, ator retorna ao papel Maverick e treina uma equipe de pilotos. Em entrevista à Total Film, Cruise revelou como a experiência que ele tinha no assunto o ajudou a treinar verdadeiramente o elenco para que eles conseguissem um resultado realista.

“Desenvolvi um programa inteiro para os atores, e como poderíamos colocá-los nos [jatos F/A-18]. Era cada passo do caminho. Tive que ensiná-los a voar. Tive que ensiná-los a lidar com GS (Ground Speed – velocidade em relação ao solo). Tive que colocá-los confiantes no avião,” revelou.

+++ LEIA MAIS: Top Gun 2: Tom Cruise criou programa de treinamento para novos atores do filme; entenda

Além de Cruise, Top Gun: Maverick conta com Miles Teller, Glen Powell e Monica Barbaro no elenco e chega aos cinemas em 27 de maio de 2022. De acordo com a sinopse oficial, “depois de mais de trinta anos de serviço como um dos principais aviadores da Marinha, é lá o lugar de Pete 'Maverick' Mitchell (Tom Cruise), forçando a barra como um piloto de teste corajoso e evitando o avanço na classificação que o aterraria.”

“Quando se vê treinando um grupo de graduados Top Gun para uma missão especializada como nenhum piloto vivo jamais viu, Maverick encontra o tenente Bradley Bradshaw (Miles Teller), indicativo de chamada: ‘Rooster,’ filho do falecido amigo de Maverick e o oficial de interceptação de radar, tenente Nick Bradshaw, também conhecido como ‘Goose’.”

 

+++ LEIA MAIS: Tom Cruise: Top Gun 2 e Missão Impossível 7 têm estreias adiadas por causa de covid-19

“Enfrentando um futuro incerto e confrontando os fantasmas de seu passado, Maverick é levado a um confronto com seus próprios medos mais profundos, culminando em uma missão que exige o sacrifício final daqueles que serão escolhidos para voá-la.”

Críticas positivas

Segundo as primeiras críticas, a sequência do filme de 1986, Top Gun: Maverick (2022), pode ser melhor que o original. Confira:

“Chegando 26 anos após o primeiro filme, Top Gun: Maverick é uma sequência rara que não é apenas melhor que o original, mas retroativamente torna a história de Top Gun mais profunda.”
Screen Rant

“A parte mais memorável de Top Gun: Maverick – e as cenas que farão as novas gerações incharem de orgulho e bajulação pelo bom e velho heroísmo americano – são os combates aéreos e as manobras táticas dos pilotos. Assim como deveriam ser. A melhor coisa que este filme faz é aumentar a ação analógica visceral sobre o bombardeio entorpecente usual de falsificação de CGI, uma escolha fortalecida por ter os atores nas cabines de pilotagem aéreos durante as filmagens.”
The Hollywood Reporter

“Ao falar sobre Top Gun: Maverick, é difícil não parecer hiperbólico, mas este é o caso raro em que merece absolutamente todos os elogios maciços. Top Gun: Maverick melhora o original de todas as maneiras concebíveis (bem, a trilha sonora não tem Berlim, então isso é um golpe contra ela), e o faz de uma maneira que pode tornar esta uma das maiores sequências já feitas.”
Collider

Top Gun: Maverick conta como uma sequência digna de sucesso e fracasso em muitas das mesmas maneiras que o original. É outro anúncio de recrutamento militar e choro masculino que parece que todo filme da Segunda Guerra Mundial foi alimentado em algoritmo, e as sequências de voo são de tirar o fôlego o suficiente para fazer você esquecer que esses caras e garotas estão envolvidos no tipo de cenários de combate que iniciam guerras.”
The Wrap

“Se Top Gun foi um filme divertido porque inventou Tom Cruise, Maverick é um ótimo filme porque o imortaliza. Não é um filme de Tom Cruise, mas sim Tom Cruise: O Filme, e quando terminar, até mesmo os críticos mais ferozes podem ter que admitir que sentirão falta dele quando ele se for.”
IndieWire

Top Gun: Maverick é uma explosão de fumaça de pós-combustão e altas emoções que certamente agradarão o público que procura um sucesso de bilheteria clássico do verão.”
IGN

filme cinema Tom Cruise sequência Maverick Top Gun Top Gun 2 irresponsável

Leia também

Qual a ordem certa para assistir à franquia 'Invocação do Mal'?


Peaky Blinders: Elenco não anunciado do filme é 'alucinante', diz criador


007: Ator de Q retornará no próximo filme de James Bond? Ator responde


Tyler, the Creator entra no elenco de novo filme da A24


Rivais, com Zendaya, ganha data de estreia no Prime Video


Pixar teria tentado deixar Riley "menos gay" em Divertida Mente 2