- Tubarão (Foto: Reprodução/Universal Studios)

Tubarão: Steven Spielberg quase ficou de fora do filme; entenda

Apesar do sucesso de Steven Spielberg em Tubarão, diretor quase ficou de fora do filme

Redação Publicado em 17/08/2021, às 20h57

Steven Spielberg não tinha nem 30 anos quando dirigiu Tubarão (1975) e criou um clássico e definiu o que Hollywood chamaria de blockbuster. Apesar do sucesso, de acordo com Cheat Sheet, Spielberg não era a primeira opção dos produtores e quase ficou de fora do filme.

Peter Benchley publicou Tubarão em 1974 e os produtores Richard Zanuck e David Brown adquiriram os direitos da história para transformá-la em um filme. Quando leu pela primeira vez, Spielberg se apaixonou pela história e até sonhou com formas de transformá-lo em filme.

+++ LEIA MAIS: Por que Steven Spielberg 'sentiu que precisava' dirigir sequências de Jurassic Park?

Além disso, Brown e Zanuck apoiaram a estreia do diretor com Louca Escapada (1947). O filme não havia lançado naquela época, mas eles confiavam nas habilidades dele quando o ofereceram o cargo de diretor. Carl Gottlieb, roteirista de Tubarão, relembrou o processo no livro The Jaws Log (1975) e como Spielberg não era a primeira opção dos produtores.

Primeiro, foram atrás de um engenheiro com estilo de filmagem da velha guarda, mas isso não funcionou. Então encontraram um diretor com experiência em aventura e ação, mas não gostavam de como ele chamava o tubarão de baleia. Por conhecerem Spielberg por Louca Escapada, optaram por ele.

+++ LEIA MAIS: Por que Steven Spielberg ganhou dinheiro com Star Wars durante décadas?

Spielberg ficou receoso em aceitar a proposta

Apesar da história cativante, Spielberg tinha dúvidas sobre o livro e como lidaria com o trabalho. "Steven estava tendo dúvidas sobre o entusiasmo pelo livro. Tinha medo de ser tipificado como um diretor de ação especializado em disputas entre homens corajosos e assassinos insensatos, escreveu Gottlieb

Spielberg não queria ser conhecido por "caminhões e tubarões," mas assim que recebeu a proposta não a recusou. Ainda bem, pois apesar de não ser a estreia na direção, o sucesso do filme o possibilitou de dirigir sucessos como E.T. O Extraterrestre (1982) e Os Caçadores da Arca Perdida (1981).

+++ LEIA MAIS: Steven Spielberg não considera fazer reboots dos próprios filmes; entenda


+++ CONFIRA TUDO SOBRE A BANDA 5 SECONDS OF SUMMER!

filme cinema diretor Hollywood Steven Spielberg Tubarão Peter Benchley richard zanuck the jaws log carl gottlieb louca escapada david brown

Leia também

Eric Roberts pede desculpa por afirmações 'falsas' sobre irmã Julia Roberts


As 10 melhores séries de 2024 até agora, segundo o Metascore


18ª CineBH homenageia Anna Muylaert e anuncia programação com mais de 100 filmes


Netflix: confira as séries e filmes mais assistidos no 1º semestre de 2024


Prisioneiros se conhecem em novo clipe de "O Poço 2", novidade da Netflix


Não Fale o Mal: Diretor do filme original detona remake: 'Não sei o que há com americanos'