Além de deixar espectadores com medo, Tubarão faz Steven Spielberg ter pesadelos até hoje — mas por motivos bem diferentes
Vitória Campos (sob supervisão de Yolanda Reis)
Publicado em 04/10/2021, às 21h22 - Atualizado em 12/10/2021, às 12h20Clássico do cinema, Tubarão (1975) é um filme de suspense que deixou muitos espectadores com medo dos ataques do grande tubarão-branco. O diretor Steven Spielberg tem pesadelos com a produção até hoje — mas por motivos bem diferentes da maioria das pessoas.
As filmagens de Tubarão causaram um transtorno de estresse pós-traumático em Spielberg. O diretor tinha um cronograma de 55 dias para finalizar as filmagens - contudo, as gravações atrasaram e levaram 159 dias para serem concluídas.
+++ LEIA MAIS: Por que Steven Spielberg 'sentiu que precisava' dirigir sequências de Jurassic Park?
Com o enorme atraso, o diretor achou que havia acabado com a carreira no cinema. Em entrevista à EW, Spielberg contou que, para lidar com o trauma causado pelas filmagens, precisou retornar ao barco de Quint muito tempo após as gravações e detalhou que teria pesadelos em que estaria encarregado do filme de novo, o que o deixava ansioso ao acordar.
Spielberg era um diretor jovem na época, e o medo de precisar encerrar a carreira ao não conseguir lidar com uma produção de grande escala lhe causou um ataque de pânico, de acordo com a People.
+++ LEIA MAIS: Tubarão: Como filme seria se fosse feito hoje? Steven Spielberg responde
A experiência foi traumatizante para Spielberg — mas rendeu ótimos resultados para a carreira dele, lançando o diretor ao estrelado em Hollywood.
Durante a infância, Steven Spielberg amava rodar filmes caseiros com as irmãs e, aos 16 anos, fez o primeiro filme oficial em uma câmera Super-8. Aos 22, lançou Amblin no Festival de Veneza, sua estreia profissional oficial.
Em 1975, Tubarão o lançou ao estrelato — e, logo seguiram outros, como Contatos Imediatos do Terceiro Grau (1977), Indiana Jones (1981), E.T. (1982) e Poltergeist (1982), entre diversos outros. Com 36 filmes no currículo, é o diretor que mais aparece na lista de 100 Melhores Filmes Americanos de Todos os Tempos do American Film Institute.