Longa é o primeiro original da plataforma de streaming da Globo e conta a história de idosa que desmantelou tráfico de drogas em Copacabana
Henrique Nascimento (@hc_nascimento) Publicado em 15/02/2024, às 17h30
Vitória, primeiro filme original do Globoplay, já tem data para chegar aos cinemas. Inspirado em uma história real e estrelado por Fernanda Montenegro (Central do Brasil, A Vida Invisível), a novidade está prevista para estrear em 15 de agosto deste ano.
O longa é baseado no livro Dona Vitória da Paz, do jornalista Fábio Gusmão, que conta a história de uma idosa responsável por denunciar um esquema de tráfico de drogas na Ladeira dos Tabajaras, em Copacabana, Zona Sul do Rio de Janeiro, à partir de filmagens feitas da janela de sua casa.
Dona Vitória, nome pelo qual ficou conhecida, acabou se tornando uma heroína após uma reportagem sobre seus atos ser publicada jornal Extra, em 2005. As suas filmagens acabaram levando cerca de trinta pessoas à prisão, incluindo traficantes e policiais, que recebiam propina para fazer vista grossa para a situação.
Por conta disso, dona Vitória acabou sendo incluída no Programa de Proteção à Testemunha e seu nome verdadeiro, Joana Zeferino da Paz, só foi revelado após a sua morte, em fevereiro de 2023, em Salvador, na Bahia, mesma época em que a produção foi anunciada pela Conspiração Filmes, que também produz o filme.
Além de Fernanda Montenegro, Vitória ainda conta com o ator Alan Rocha (Mussum: O Filmis) em um papel inspirado por Fábio Gusmão, hoje editor executivo do jornal Extra, que descobriu e revelou a história de dona Vitória.
O longa é dirigido por Andrucha Waddington (Sob Pressão) - que assumiu após o diretor Breno Silveira (Dom) falecer durante as filmagens, em maio de 2022, de um ataque cardíaco - a partir do roteiro de Paula Fiúza (Sobral: O Homem Que Não Tinha Preço), viúva de Silveira.
Para qual lançamento de 2024 você está mais ansioso? Vote em seu filme favorito!
- Ferrari (22 de fevereiro)
- Duna: Parte 2 (29 de fevereiro)
- Todos Nós Desconhecidos (7 de março)
- Godzilla e Kong: O Novo Império (28 de março)
- Guerra Civil (18 de abril)
- Rivais (26 de abril)
- Planeta dos Macacos: O Reinado (23 de maio)
- Furiosa: Uma Saga Mad Max (23 de maio)
- Divertida Mente 2 (Junho)
- Um Lugar Silencioso: Dia Um (28 de junho)
- Deadpool 3 (25 de julho)
- Coringa 2 (4 de outubro)
- Gladiador 2 (22 de novembro)
- Wicked (27 de novembro)
- Moana 2 (27 de novembro)
A dura crítica de Cate Blanchett aos filmes da Marvel
Salão de Baile: This Is Ballroom é o grande vencedor do 32º Festival MixBrasil
‘Arcane’: Tudo sobre o sucesso da Netflix e sua relação com League of Legends
Após estreia, Wicked e Gladiador 2 entram na disputa pelo Oscar 2025
Wicked traz participação superespecial — e não é a que você está pensando
Trilha sonora de Wicked será lançada em português? Universal Music responde