Consolidação da parceria veio com empurrãozinho de Caetano Veloso e Paula Lavigne.
Por Dayw Vilar - especial para Rolling Stone
Publicado em 25/07/2024, às 17h27Forjados em São Gonçalo e consolidados nos encontros musicais da casa de Caetano Veloso, o trio Os Garotin tem apresentado à música brasileira uma oportunidade de renovação a partir de gêneros como o R&B e Soul mesclados com ritmos nacionais, como o Samba.
Sensação do TikTok e acumulando milhões de plays nos streamings, Leo Guima, Cupertino e Anchietx lançaram em maio deste ano seu primeiro disco, Os Garotin de São Gonçalo. A estreia aconteceu no último dia 20 com show lotado no Circo Voador (RJ).
Ficamos extasiados com o show do Circo Voador. O público estava eufórico, cantando alto com a gente e algumas pessoas que não conseguiram ingresso, ficaram do lado de fora ouvindo o show. Foi uma noite especial pra gente".
Em turnê, o grupo tem shows neste sábado e domingo, 27 e 28, respectivamente, na Casa Natura Musical (SP), com sold out nos dois dias.
O trio explica que “a banda surgiu através da amizade. Nos conhecemos em São Gonçalo em 2019 e no primeiro dia já fizemos uma música e deu pra ver que a gente tinha uma conexão. Dali em diante nos encontramos cada vez mais e a amizade só cresceu. Na época, o intuito era cada um ter a sua carreira solo mas a gente gostava tanto de estar juntos que já cogitamos a ideia de no futuro formarmos uma banda depois que as carreiras solos já estivessem consolidadas e demos um nome pra banda que seria 'Os Garotin de São Gonçalo'”.
Consolidaram então em 2023 o primeiro single, Queda Livre e o EP Os Garotin Session com cinco músicas gravadas ao vivo. O pano de fundo foi o coletivo de criativos que se reúne na casa de Caetano Veloso e Paula Lavigne e o incentivo para a consolidação desse caminho juntos. Além de darem um empurrãozinho para que os três se entendessem como grupo, Caetano ainda fez participação especial na faixa Nossa Resenha.
Clipe - Nossa Resenha https://www.youtube.com/watch?v=Ri9joxFENic
No som dá pra perceber o mix de R&B e soul com drops de ritmos brasileiros. Pouquinho de Djavan, pitada do eterno Tim Maia, Cassiano são perceptíveis nas letras dos meninos da Baixada Fluminense. Essa fórmula já levou o trio de São Gonçalo a palcos de festivais como o Meca e o Doce Maravilha. Com mais de 25 milhões de plays nas plataformas, Os Garotin têm bastante presença nas redes sociais e refletem que o segredo é “entender a rede social como uma ferramenta pra ser a usada a seu favor”.
Clipe Zero a Cem - https://www.youtube.com/watch?v=z8V1ffEBt8k
No lançamento do nosso primeiro EP vimos a força transformadora das redes com a viralização da música “Zero a Cem” que chegou em pessoas de todo o Brasil e mudou a nossa carreira fazendo com que a gente fizesse vários shows e concorresse a prêmios como o Prêmio Multishow e o Prêmio Potências, então sabemos que é muito importante usar essa ferramenta a nosso favor. Tem dado resultado até aqui”, completam.
Curta aqui o som:
https://open.spotify.com/intl-pt/album/07C0GZEXLAELHVNkBNeVXZ?si=bSz72nyNSYmUXbJ0RntuXQ
https://deezer.page.link/2JZuR4bdw2PMgiJS6