- "Cidade perdida" de Petra e Harrison Ford e Sean Connery em 'Indiana Jones e a Última Cruzada' (Imagem: Frédéric Soltan/Corbis via Getty Images e Paramount/Getty Images)
DESCOBERTA

Indiana Jones: Arqueólogos encontram artefatos em cenário do filme; entenda

Escavações na "cidade perdida" de Petra, na Jordânia, revelaram tumba com esqueletos humanos, objetos de oferendas e configuração estrutural inédita

Por Rodrigo Tammaro Publicado em 29/10/2024, às 17h18

Lançado em 1989, Indiana Jones e a Última Cruzada acompanha as aventuras do professor e arqueólogo Indiana Jones (Harrison Ford), que precisa salvar o pai Henry Jones (Sean Connery). Durante a missão, ele enfrenta nazistas e encontra o Santo Graal.

Agora, mais de 30 anos depois das gravações do filme, arqueólogos encontraram artefatos escondidos sob o Tesouro de Petra, um dos cenários que ganhou destaque ao longo da trama.

Também conhecido como Al Khazneh, o Tesouro fica localizado na Jordânia. Pesquisadores do país e também dos Estados Unidos receberam uma rara autorização para escavar o local e acabaram encontrando uma tumba com 12 esqueletos humanos e uma coleção de oferendas de bronze, cerâmica e ferro.

A descoberta pode abrir o caminho para novas informações sobre a região e a civilização que construiu a estrutura.

Gravações de 'Indiana Jones e a Última Cruzada' em Petra (Foto: Murray Close/Moviepix/Getty Images)

 

Indiana Jones da vida real

O achado foi possível graças a um radar de penetração terrestre que detectou cavidades embaixo de Petra.

“As pessoas pensam que conhecem Petra; reconhecem o Tesouro. Mas há muito mais debaixo dos nossos pés”, disse o diretor executivo do Centro Americano de Pesquisa (Acor), Pearce Paul Creasman, ao jornal americano The New York Times (via DW). Creasman é um dos líderes da escavação.

Além dos doze esqueletos intactos e da coleção de oferendas, os pesquisadores também descobriram uma rede de muros que divide a construção. Essa característica estrutural nunca foi vista antes naquele local.

A revelação desta câmara oculta nos surpreendeu por completo. Levando em conta que quase todas as tumbas de Petra foram encontradas vazias, esta é talvez a mais importante já encontrada e uma descoberta de proporções históricas.", disse o apresentador de televisão Josh Gates, que acompanhou parte da escavação para o programa Expedition Unknown.

A escavação revelou ainda uma concidência surpreendente com o filme dirigido por Steven Spielberg:

Quando vimos o que parecia ser um cálice, ficamos paralisados. Era quase idêntico ao Santo Graal que aparece em Indiana Jones e a Última Cruzada, localizado no antigo edifício logo acima da tumba", explicou Gates.

Mas a coincidência parou por aí. Um exame mais atento indicou que o objeto na verdade é uma tampa de uma jarra quebrada, provavelmente do século 1 a.C.

"Cidade perdida" de Petra (Foto: Frédéric Soltan/Corbis via Getty Images)

 

Os mistérios de Petra

A "cidade perdida" de Petra foi construída por volta do século 4 a.C e era a capital do reino nabateu. O povo nômade produzia riqueza a partir do comércio, especialmente de incensos e especiarias.

O local é considerado patrimônio mundial da Unesco e uma das sete maravilhas do mundo, mas a história dos nabateus ainda é um mistério.

"Ainda temos muito o que descobrir sobre o Tesouro, sobre quando e por que foi construída esta extraordinária estrutura", refletiu Creasman. "Com o apoio do governo jordaniano, esta escavação nos aproximará mais do que nunca das respostas", concluiu.

+++LEIA MAIS: A curiosa reação de Harrison Ford ao ver traje de Indiana Jones pela 1ª vez: 'O que vou fazer com a po*** de um chicote?'

+++LEIA MAIS: O motivo por trás do nome “Indiana Jones” que você provavelmente não conhecia

Indiana Jones petra Indiana Jones e a Última Cruzada artefatos Tesouro de Petra arqueologos

Leia também

Adidas e Kanye West encerram disputa judicial após dois anos de batalhas


Os 10 jogos de terror mais assustadores de todos os tempos


Olivia Rodrigo revela seu dia perfeito: praia, brunch e uma taça de vinho


Lily Allen revela que vender fotos dos pés no OnlyFans gera mais lucro que royalties no Spotify


Streams de Diddy crescem nas plataformas enquanto processos judiciais aumentam


Irmãos Menendez podem ser libertos? Promotor vai anunciar decisão