- Cate Blanchett (Foto: Dave Benett/Getty Images)
"CRÍTICA SAUDÁVEL"

Por que Cate Blanchett é terminantemente contra a cultura do cancelamento

Tár, drama psicológico protagonizado pela atriz em 2022, chega a tocar no assunto — complementado pela artista em entrevista

Por Igor Miranda (@igormirandasite) Publicado em 16/10/2024, às 08h00

Um dos filmes mais recentes de Cate Blanchett é o drama psicológico Tár (2022). Durante a obra, ela interpreta uma renomada maestrina que precisa lidar com acusações de conduta inadequada.

Sua atuação foi considerada um dos principais pontos positivos do longa. Não à toa, a atriz recebeu diversos prêmios, como o Globo de Ouro de Melhor Atriz, além de ter sido indicada ao Oscar na mesma categoria.

+++LEIA MAIS: Cate Blanchett quer parar de atuar após indicação no Oscar 2023 por Tár; entenda

Por outro lado, o trabalho foi alvo de críticas por conta de sua personagem e os temas abordados na obra. Por conta disso, a atriz se manifestou a respeito de outro assunto explorado no longa: a cultura do cancelamento.

Em conversa com a Radio Times (via The Independent), Blanchett disse ser completamente contra isso. A artista australiana revelou que acredita ser importante tocar em temas sensíveis como forma de evitar que a história se repita.

Se você não lê livros que são levemente ofensivos por conta do que dizem em certo contexto histórico, então você não lidará com as mentes da época e estamos destinados a repetir essas coisas.”

Ao se justificar, também mencionou um dos pintores mais famosos de todos os tempos como exemplo. Ela disse:

Veja o caso do (Pablo) Picasso. Você só pode imaginar o que acontecia dentro, fora e ao redor do seu estúdio. Mas você olha para Guernica e diz que essa é uma das maiores obras de arte da história? Sim, é um fato. É importante ter uma crítica saudável.”

O artista espanhol falecido em 1973 foi mencionado porque sua obra tem sido interpretada de forma crítica nos últimos anos, devido a registros indicando que ele teve relacionamentos tóxicos com mulheres.

Jennifer Aniston também é contra cultura do cancelamento

Colega de profissão de Cate Blanchett, Jennifer Aniston tem opinião semelhante. Em entrevista ao The Wall Street Journal, a americana disse estar cansada da cultura do cancelamento — que por vezes foi direcionada até mesmo ao seu trabalho mais famoso, o seriado Friends, pela forma como questões sensíveis a minorias são tratadas com humor. Ela comenta:

Jennifer Aniston (Foto: James Devaney/GC Images)

 

+++LEIA MAIS: Jennifer Aniston detona cultura do cancelamento: 'Não existe redenção?'

Estou tão cansada da cultura do cancelamento. Eu provavelmente já fui cancelada só por dizer isso. Eu apenas não entendo o que ela significa.”

Na sequência, a atriz afirmou até compreender alguns casos de cancelamento, como o do ex-produtor de cinema Harvey Weinstein, condenado por diversos abusos sexuais cometidos ao longo de sua carreira. Ainda assim, Jennifer entende que nem todos podem se comparar a ele e merecem uma segunda chance.

Colaborou: Augusto Ikeda.

Cultura contra cancelamento jennifer aniston blanchett cate

Leia também

'White Party': confira mais de 40 fotos das 'Festas do Branco', organizadas por Diddy


Estrela recebe nome de Nando Reis em homenagem ao último disco do artista


Kevin Costner lança nova música para ajudar vítimas de furacões nos EUA


Harrison Ford diz que foi demitido após cortar parte do dedo enquanto trabalhava como chef


Sean 'Diddy' Combs enfrentará julgamento por tráfico sexual em maio de 2025


Conheça Han Kang, vencedora do Prêmio Nobel de Literatura 2024, e seus livros publicados no Brasil