Autoridades austríacas revelam detalhes sobre o plano de ataque que resultou no cancelamento dos shows da turnê de Taylor Swift em Viena
Aline Carlin Cordaro - @linecarlin Publicado em 08/08/2024, às 13h59
A polícia austríaca divulgou novas informações sobre um plano de ataque terrorista que levou ao cancelamento dos três shows de Taylor Swift em Viena. O suspeito de 19 anos pretendia realizar um ataque suicida durante os concertos, utilizando explosivos e facas.
Nesta quinta-feira, (8), durante uma coletiva de imprensa, Omar Haijawi-Pirchner, chefe da Direção de Segurança e Inteligência do Estado da Áustria, informou que o jovem austríaco de 19 anos detido confessou a intenção de realizar um ataque no show de Taylor no Ernst Happel Stadium, utilizando explosivos e facas. De acordo com Omar, o objetivo do suspeito era "matar a si mesmo e a um grande número de pessoas durante o concerto", conforme relatado pela NBC News e Le Monde.
Os investigadores encontraram em um apartamento do suspeito itens como peróxido de hidrogênio, detonadores, cabos para detonadores e explosivos caseiros já montados. As autoridades confirmaram que o jovem estava "claramente radicalizado na direção do Estado Islâmico" e que grandes shows são frequentemente alvos de ataques extremistas.
Além do suspeito principal, dois outros indivíduos foram detidos: um jovem de 17 anos que trabalhava em uma empresa de gerenciamento de instalações e um adolescente de 15 anos que estava na área do estádio no momento da detenção. As autoridades relataram que o jovem de 15 anos se recusou a falar com os investigadores.
O Ministro, Gerhard Karner, revelou que uma agência de inteligência estrangeira alertou as autoridades austríacas sobre o plano, com fontes indicando que agências dos EUA foram responsáveis pelo alerta ao governo de Viena.
A situação era grave, a situação é grave. Mas também podemos dizer: uma tragédia foi evitada." Karner declarou.
A decisão de cancelar os três shows de Taylor Swift em Viena foi anunciada horas antes da coletiva de imprensa. Uma postagem oficial no Instagram do Taylor Nation explicou que os shows foram cancelados por motivos de segurança e que os ingressos seriam reembolsados automaticamente em até 10 dias úteis.
A próxima etapa da turnê The Eras Tour de Taylor Swift está marcada para Londres, com shows agendados de 15 a 20 de agosto.
Zeca Pagodinho convida Bruno Mars para pagode após cantor encerrar turnê no Brasil
YouTuber compra coleção de discos de serial killer: 'Quanto mais estranha a pessoa, melhor a coleção'
Sapatilhas de Dorothy de O Mágico de Oz vão a leilão junto a outras relíquias de Hollywood
Por que Caroline Polachek odeia a expressão “artista mulher”
Beyoncé homenageia Prince e Apollonia com ensaio inspirado em Purple Rain neste Halloween
Mike Tyson e o impacto da erva na carreira e nos negócios: 'A cannabis mudou minha vida'