Plataforma de streaming do grupo Disney tem se destacado com O Rei da TV, série que narra a vida de Silvio Santos de forma livre
Por Igor Miranda (@igormirandasite) Publicado em 02/05/2023, às 18h23
A Netflix segue soberana entre as plataformas de streaming, mas seus concorrentes estão cada vez mais na cola. Uma forma de competir é com produções exclusivas - e os responsáveis pelo Star+ parecem ter entendido isso.
O serviço por assinatura da Disney traçou uma estratégia para conquistar o mercado brasileiro. Em entrevista à Veja, o diretor de estratégia de conteúdo da empresa no Brasil, Cristiano Lima, revelou que a ideia é apostar em obras mais pop.
O grande exemplo desse direcionamento é O Rei da TV, série biográfica que conta a história de Silvio Santos de forma livre. A segunda temporada, já disponível no Star+, tem sido divulgada frequentemente nos canais do grupo, como a ESPN. Impuros e Santo Maldito, outras produções nacionais, também estão tendo bons resultados.
+++ LEIA MAIS: Netflix perde 1 milhão de assinantes com proibição de conta compartilhada
Definindo O Rei da TV como “um fenômeno de público e crítica”, Lima declarou:
“Levamos muito a sério o poder e o potencial que tem a produção original no Brasil. E não é só sobre produzir em si, mas contar as nossas histórias, mostrar nossos talentos, os que estão na frente e por trás da câmera, falar de inclusão, porque acompanhamos as tendências baseados em dados. [...] Queremos oferecer variedade.”
Ainda em outubro de 2022, quando a primeira temporada foi disponibilizada, a família Abravanel demonstrou reprovação a O Rei da TV. O seriado foi produzido sem a aprovação de Silvio Santos e outras pessoas representadas ali. O caráter livre e ficcional da história fez com que Daniela Beyruti e Silvia Abravanel, filhas do empresário e apresentador, se declarassem contra a iniciativa.
Daniela, por exemplo, afirmou pelas redes sociais (via Omelete):
“Assisti a um episódio e não vou assistir mais. Me perguntei: Quem produziu isso? Com que intuito? História mal contada, tantas inverdades e personagem arrogante. Um Silvio Santos que ninguém conhece, nem conheceu. Lamentável. Perda de tempo. Aguardem uma produzida por nós… aguardem.”
Já Silvia disse:
“Tentei assistir e deu até medo, dos personagens ao enredo. Uma lástima. Realmente a impressão que dá é que foi de maldade, principalmente com a história do nosso pai e da nossa família.”
Ainda assim, o Star+ não se intimidou e demorou cerca de um semestre para liberar a segunda temporada. Jérôme Merle, diretor de produções locais de entretenimento geral, entende a reação dos familiares de Silvio Santos como “normal”.
“Em relação à edição e mudanças, o trabalho foi único e intenso para os dezesseis episódios, com uma busca eterna de respeito à personalidade de Silvio Santos, sempre baseados em fatos conhecidos. As críticas são, a meu ver, mais uma divergência de opiniões que ressentimento. Sempre tivemos um especial cuidado na busca de equilíbrio.”
3ª e última temporada de What If...?, série da Marvel, estreia no Disney+
Stranger Things: Millie Bobby Brown faz discurso emocionante na despedida da série
Stranger Things encerra filmagens de sua 5ª e última temporada
Que horas estreia o 6º e último episódio da 1ª temporada de Duna: A Profecia?
Quando estreia o 3º episódio da série Dexter: Pecado Original?
Duna: A Profecia é renovada para a 2ª temporada pela HBO