Uns são sorte; outros, azar: aqui relembramos de boas estátuas do mundo da música e de outras não tão boas assim
Eduardo do Valle (@duduvalle) Publicado em 01/06/2022, às 17h55
Recentemente, celebridades da música como Anitta e Taylor Swift ganharam estátuas de cera no famoso museu Madame Tussauds de Nova York e Dubai. No primeiro caso, a cantora se disse "honrada" por ter sua réplica dentre as celebridades retratadas no espaço. No segundo, fãs de Taylor questionaram a falta de semelhança da ídola com a estátua.
De fato, trata-se de um divertido passo para celebridades e ícones da música que já apareceram no catálogo do Madame Tussauds, uma referência global quando o assunto são bonecos de cera. E, se muitas vezes, as réplicas são cuidadosas, em outras as "homenagens" beiram o esquisito, o mau gosto e até mesmo o assustador. Aqui, listamos alguns destaques positivos e negativos de estátuas de cera de artistas da música pelo mundo.
Taylor Swift virou estátua de cera no Madame Tussauds de Dubai, mas público não reagiu muito bem. Para parte dos fãs, esta foi mais uma tentativa fracassada de representar a cantora em figuras de cera - desta vez, na era Folklore. Segurando um violão, a estátua copia figurinos da era do primeiro disco de dois lançados por Taylor com foco no folk e em sons acústicos.
+++ LEIA MAIS: Anitta é destaque na Rolling Stone americana: "destemida, divertida e audaciosa"
Jennifer Lopez é uma das celebridades mais facilmente reconhecíveis do planeta -- infelizmente, não a partir de sua estátua de cera. Revelada no Madame Tussauds de Londres, a peça reproduz o look da cantora na gravação de "We Are The One", música-tema da Copa do Mundo de 2014. Entretanto, seja pela proporção estranha ou pela pose, que enfatizam o bumbum de J-Lo acima do resto, a tentativa gerou críticas à estátua.
No início de 2022 foi a vez de Maluma ganhar uma homenagem do Madame Tussauds de Orlando. A atenção a detalhes, como os anéis e as tatuans do cantor, valeu a pena e deixou a muita gente pensando qual é o real é qual é o sósia.
Em 2015, Miley Cyrus ainda colhia os frutos de sua tranformação, de ícone teen a cantora rebelde, durante a era Bangerz. Seus looks marcantes e a própria personalidade da cantora foram o ponto de partida para a instalação no Madame Tussauds de Londres - e foram os dois únicos acertos da peça. Para além da boa tentativa, as expressões da estátua não estavam lá muito semelhantes à Miley. O formato do rosto ficou estranho e as linhas de expressão do olhar sugeriam uma idade muito superior aos 22 anos de Cyrus à época.
Em 2016, o Madame Tussauds de Hollywood revelou uma réplica perfeita de Jason Derulo. O cantor de 'It Girl' foi refeito em detalhes e exposto em uma pose icônica, com o braço esquerdo para cima. Para provar a semelhança, Derulo acabou tirando uma foto ao lado de sua contraparte de cera - e a ilusão de ótica é real.
Outro que posou ao lado de sua própria réplica foi Pharrell Williams, que em 2015 ganhou uma homenagem do Madame Tussauds de Nova York. "É assustador", disse o cantor quando conheceu o "sósia", em 2015. De fato, vendo assim lado a lado, os dois chegam a confundir um olhar mais distraído.
Em 2017, uma estátua de cera causou polêmica em Nova York. Mais precisamente em julho daquele ano, quando o Madame Tussauds de NYC revelou uma réplica de Beyoncé. O problema veio quando as pessoas perceberam que a Bey de cera estava branca. Uma enxurrada de críticas logo apareceu no Twitter, acusando o museu de embranquecer a cantora. O Madame Tussauds, por outro lado, respondeu dizendo à coluna Page Six do The New York Post que se tratava de um erro de iluminação das fotos divulgadas. A estátua então foi removida de exposição e devolvida dias depois, com ajustes nos cabelos, na iluminação da exposição e no tom de pele de Bey - que foi de branco a um infame laranja.
+++ LEIA MAIS: Qual foi a reação de Jimin, do BTS, ao conhecer Beyoncé e Jay-z?
Saindo do reino do mau gosto e caindo diretamente em um enredo de terror, quem sai na frente é a estátua de cera de Lady Gaga. Revelada em 2017 no Museo de Cera de Lima, no Peru, a peça tentou replicar uma versão do icônico vestido de carne de Gaga, apenas para terminar em uma versão musculosa, cabeluda, com dentes amarelados e com olhar fora de órbita, que em nada lembra a cantora.
Quantas Zendayas podem existir no mundo, afinal? Em 2015, a cantora conferiu de perto não uma, mas duas réplicas suas expostas no Madame Tussauds de San Francisco, na California, Estados Unidos. E, se a atriz brincou que o trio seria um "Zendestiny's Child", nós preferimos pensar que o Zendayaverso é real.
Produtores da Gullane defendem mistura entre música e cinema: "Reinventar a cultura brasileira"
Divertida Mente adota 'estilo The Office' em trailer de série derivada
Paul Mescal conhece seu doppelgänger: 'Isso é loucura'; veja
Paul Mescal não liga de conhecer Rei Charles: 'Sou irlandês, não está na lista de prioridades'
Denzel Washington confessa que causou 'verdadeiros problemas' após Malcolm X
O Casal Perfeito: Nicole Kidman revela reação do marido ao assistir à série