Em Hollywood, é comum franquias se expandirem em spin-offs para ampliar a marca - e fazer mais dinheiro, claro
Felipe Grutter (@felipegrutter) Publicado em 08/09/2022, às 17h00
Uma tendência em Hollywood é dividir séries e filmes de sucesso em derivados, também conhecidos como spin-off. Em 2022, o público viu duas produções desse tipo com bastante destaque: Better Call Saul, de Breaking Bad, e House of the Dragon, de Game of Thrones.
É bastante difícil um spin-off igualar ou superar a produção original, mas é algo extremamente possível (além de Better Call Saul e House of the Dragon). Por conta disso, a Rolling Stone Brasil separou seis derivados que deram bastante certo. Veja abaixo:
Death and rebirth. pic.twitter.com/kRcDhDo4SW
— House of the Dragon (@HouseofDragon) September 7, 2022
+++LEIA MAIS: House of the Dragon: Showrunner do spin-off de Game of Thrones pede demissão; entenda
Com seis temporadas, não demorou muito para Better Call Saul cair nas graças dos fãs de Breaking Bad. O seriado mostrava a trajetória de Jimmy McGill, interpretado por Bob Odenkirk, para se tornar o advogado malando Saul Goodman, que representa e ajuda Walter White (Bryan Cranston) a construir o império de metanfetamina azul.
A produção criada por Vince Gilligan e Peter Gould trouxe outros personagens icônicos de volta, como Mike Ehrmantraut (Jonathan Banks), Tuco Salamanca (Raymond Cruz) e Gustavo Fring (Giancarlo Esposito). Porém, introduziu personagens que igualaram a grandeza de Breaking Bad, como Kim Wexler (Rhea Seehorn), Nacho Varga (Michael Mando) e Chuck McGill (Michael McKean).
+++LEIA MAIS: House of the Dragon: Conheça ator misterioso que interpreta Engorda Caranguejo
Uma das sitcoms mais icônicas de todos os tempos, Frasier deve a própria existência para outra série do mesmo gênero: Cheers. O derivado mostra Frasier Crane (Kelsey Grammer) se mudar de Boston para Seattle em uma tentativa de recomeçar após o divórcio.
Narcos: Mexico deriva de uma das séries mais populares da Netflix: Narcos, estrelada por Wagner Moura no papel de Pablo Escobar. O spin-off da produção investiga a ascensão do poderoso Cartel de Guadalajara que começou vendendo maconha - e rapidamente partiu para produção de cocaína e heroína.
+++LEIA MAIS: House of the Dragon tem primeiro personagem gay
Você não leu errado! Simpsons não é uma produção totalmente original. A icônica animação criada por Matt Groening veio de The Tracey Ullman Show, programa de variedades que durou apenas quatro temporadas, responsável por apresentar a família amarela em uma série de curtas por três temporadas antes que os produtores decidissem dar aos personagens um seriado próprio.
Antes de marcar época em Xena: A Princesa Guerreira, Xena apareceu em Hércules: A Lendária Jornada como uma espécie de vilã. Segundo IndieWire, o derivado estrelado por Lucy Lawless foi filmado em locações na Nova Zelândia, e se tornou uma espécie de ponte entre séries de fantasia mais simples e o escopo mais ambicioso que futuras produções de TV assumiriam.
+++LEIA MAIS: House of the Dragon: Com quem Rhaenyra se casará?
Law & Order é uma das séries de policial mais icônicas de todos os tempos. A franquia teve diversos spin-offs, mas o que se sobressaiu foi Law & Order: Unidade de Vítimas Especiais. Com 23 temporadas até o momento - a 24ª estreia em 22 de setembro de 2022 -, o derivado se tornou o seriado live-action transmitido no horário nobre dos EUA mais longo da história.
Os Quatro da Candelária, que relembra chacina no Rio de Janeiro, estreia na Netflix
Que horas estreiam os últimos episódios de Agatha Desde Sempre, da Marvel?
Cillian Murphy diz que nada mudou para ele desde Oscar por Oppenheimer
Armie Hammer lança podcast após acusações de canibalismo e abuso sexual
Ayrton Senna corre atrás do seu destino no trailer de minissérie da Netflix
David Fincher estaria trabalhando em nova série do universo de Round 6, diz site