- Gabriel Gacía Marquez e a capa de Cem Anos de Solidão (Reprodução/Getty Images)

Cem Anos de Solidão: série da Netflix ganha teaser; assista

Obra do escritor colombiano Gabriel García Marquez vai virar série; com produção-executiva dos filhos do autor, adaptação é considerada um desafio para o audiovisual

Redação Publicado em 21/10/2022, às 11h44

A Netflix divulgou, nesta sexta-feira (21), o primeiro teaser de Cem Anos de Solidão. Adaptação da obra que rendeu o Nobel de Literatura ao colombiano Gabriel García Marquez, a série foi anunciada em 2020 e terá como produtores-executivos os filhos do autor, Rodrigo e Gonzalo García.

O teaser mostra a minuciosa construção de uma miniatura de Macondo, a cidade fictícia onde se desenrolam os cem anos do romance geracional. Na narração, trechos da obra são costurados em espanhol, como uma imersão ao universo do autor colombiano. Assista abaixo:

Os Buendía estão chegando ✨

Cem Anos de Solidão, minha nova série baseada no romance de Gabriel García Márquez, estreia em breve. pic.twitter.com/DoGvFzQbiQ

— netflixbrasil (@NetflixBrasil) October 21, 2022

Ainda não há data definida para a estreia de Cem Anos de Solidão. Os poucos detalhes sobre a adaptação foram confirmados ainda em 2020 por Rodrigo Garcia, que disse em um festival dedicado ao pai que a série teria três temporadas e cerca de vinte horas de duração, além de um elenco latinoamericano e ser escrita em espanhol. O episódio-piloto teria sido roteirizado pelo porto-riquenho José Rivera.

+++ LEIA MAIS: Creed 3: Por que Rocky Balboa, de Sylvester Stallone, não está no filme?

Teaser de 'Cem Anos de Solidão' (Reprodução)

 

Cem Anos de Solidão e o desafio do cinema

Considerado dos maiores romances em língua latina e do mundo, Cem Anos de Solidão narra a saga épica de uma família, os Buendía, durante um século de sua passagem por Macondo, um lugar de acontecimentos fantásticos.

Por seu diálogo com a realidade latinoamericana, e em especial do Caribe colombiano do século 20, a obra acabou se tornando um pilar do estilo conhecido como realismo fantástico, que tem em García Marquez e em sua literatura uma referência maior.

O sucesso da obra sempre despertou atenção de produtoras e realizadores para uma potencial adaptação, negada por García Marquez até sua morte, em 2014.

Segundo a Vanity Fair, autores e agentes já chegaram a oferecer quantias "astronômicas" pelos direitos da obra, mas nenhum chegou perto de conseguir. Gabriel Garcia Marquez também teria estabelecido condições tão fantásticas quanto a própria obra para a autorização de uma adaptação para o cinema. A Harvey Weinstein, o colombiano teria dito que cederia os direitos caso o filme fosse inteiramente gravado, mas liberado capítulo a capítulo, cada um com dois minutos, durante um prazo de cem anos.

À BBC News Mundo, o especialista na obra de Gabo, como era conhecido o autor, disse que Cem Anos de Solidão jogaria contra "muitas das convenções do cinema". Além disso, o livro teria sido uma reação do autor ao mundo do cinema, uma tentativa de escrever uma história dificilmente adaptável para o audiovisual.

Cem Anos de Solidão, a adaptação da Netflix, ainda não tem previsão de lançamento.

série netflix cinema Livro Literatura colombia america latina cem anos de solidao GABRIEL GARCIA MARQUEX

Leia também

Marlon Wayans, de 'As Branquelas', critica Elon Musk por não aceitar filha trans


Lisa, Cher e Tyla são confirmadas como atrações musicais do Victoria’s Secret Fashion Show 2024


Spin-off de 'Dragula', reality que junta drag queens e terror, chega ao streaming


Irmãos Menendez, nova temporada da antologia Monstros, estreia na Netflix


Agatha Desde Sempre, nova série da Marvel, estreia no Disney+


Kevin McHale e Jenna Ushkowitz relembram última vez que gravaram 'Glee' com Cory Monteith