Ator admitiu em entrevista que simplesmente não conseguia se dissociar do próprio personagem, o heroico Jon Snow
Igor Miranda Publicado em 03/02/2024, às 11h33
Antes de Game of Thrones, Kit Harington havia feito poucos trabalhos profissionais. Para se ter ideia: a série que o tornou mundialmente famoso estreou em 2011, enquanto sua estreia como ator havia ocorrido apenas dois anos antes, como o protagonista Albert Narracott na peça War Horse, do teatro inglês West End.
Dessa forma, quando ele começou a dar vida a Jon Snow na trama escrita por George R.R. Martin, tudo era muito novo. E isso deixou um impacto profundo em sua vida pessoal.
Em entrevista a Ben Branson para o podcast The Hidden 20% (via The Times), Harington refletiu sobre seu diagnóstico tardio de transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH). Segundo ele, o problema de saúde era “controlado” com bebida alcoólica, o que levou à dependência.
Curiosamente, segundo Kit, o envolvimento com a bebida foi iniciado por ele não saber como separar o ator do personagem. E não se trata de Jon Snow ser alcoólatra na trama, pois não era o caso. O problema estava nas pessoas tratarem o artista como se ele fosse um herói puro e bondoso, tal qual o sujeito que ele interpretava diante das câmeras.
As pessoas me tratavam como o personagem, que era um herói bondoso, mas na minha vida, pessoalmente, não me sentia assim. E acho que isso levou a algum tipo de cicatriz psicológica. Eu estava bebendo muito. Eu estava passando pelo vício e tudo que isso implica, como esconder o que estava passando e tudo o mais. Era o oposto do personagem que eu estava interpretando, que não sabia mentir.
Ainda de acordo com Harington, dava para sentir o desapontamento das pessoas logo quando elas notavam que, obviamente, ele não era Jon Snow de verdade. Em suas palavras:
A decepção ficava evidente no minuto em que eu começava a falar.
Ainda durante a entrevista, Kit Harington descreveu o momento em que sentiu estar no fundo do poço. Entre 2018 e 2019, ele sofreu uma espécie de colapso quando Game of Thrones concluiu suas filmagens. O astro emendou em outro trabalho, na peça de teatro True West, de Sam Shepard — durante a qual interpretava justamente um alcoólatra.
Àquela altura, o personagem (Jon Snow) e eu ficamos muito misturados. Eu não sabia quem eu era de verdade. E aí comecei a beber continuamente enquanto interpretava um alcoólatra (na peça de teatro). Foi o pior. Foi durante aquela peça que eu meio que sofri um colapso, aí eu contei às pessoas ao meu redor o que estava acontecendo e finalmente agi.
Foram duas tentativas de entrar em um programa de reabilitação. A primeira não deu certo.
Entrei na reabilitação bêbado, fiquei sóbrio lá, mas larguei bem rápido. Decidi tentar lidar com isso sozinho, mas não funcionou depois de cerca de quatro anos.
A segunda, ainda bem, foi um sucesso. E foi justamente quando ele acabou diagnosticado com TDAH, o que direcionou melhor seu tratamento.
Percebi que minha vida dependia disso. Felizmente era o lugar certo na hora certa. Consegui construir uma nova vida a partir daí.
Especula-se que Kit voltará a interpretar Jon Snow em uma série derivada. Que os problemas dos tempos de Game of Thrones não se repitam para o ator.
3ª e última temporada de What If...?, série da Marvel, estreia no Disney+
Stranger Things: Millie Bobby Brown faz discurso emocionante na despedida da série
Stranger Things encerra filmagens de sua 5ª e última temporada
Que horas estreia o 6º e último episódio da 1ª temporada de Duna: A Profecia?
Quando estreia o 3º episódio da série Dexter: Pecado Original?
Duna: A Profecia é renovada para a 2ª temporada pela HBO