Arma teria sido utilizada pelo personagem Jamie Miller, mas não aparece nos episódios do mais recente sucesso da Netflix
Redação
Publicado em 24/03/2025, às 15h31 - Atualizado às 17h25Em Adolescência, a série mais assistida na Netflix nos últimos dias, o público acompanha a história de Jamie Miller (Owen Cooper), um menino de 13 anos preso sob suspeita de assassinar uma colega de turma.
A trama também dá destaque para o pai de Jamie, Eddie Miller (Stephen Graham), e o policial que investiga o caso, Luke Bascombe (Ashley Walters).
O suposto crime teria acontecido com uma faca, mas a arma que teria sido utilizada pelo garoto não aparece na série. No entanto, Jack Thorne, um dos escritores de Adolescência, revelou informações sobre o paradeiro do objeto e a decisão de não mostrá-la durante os episódios.
Na avaliação de Thorne, a falta de detalhes sobre a arma está alinhada à produção da minissérie em plano-sequência sem cortes, ou seja, todos os episódios foram filmados em um só take, sem pausas. Essa estratégia enfatiza as perspectivas de cada personagem e não aborda toda a história de uma maneira completa e imparcial.
Eu acho que há prazer real no incompleto. Em quão parcial a série conseguiu ser. Ela foi escrita de uma forma realmente parcial, não conseguimos cobrir todos os cantos”, disse ao site Deadline.
O escritor também afirmou que a resposta sobre onde está a faca poderia ter sido encaixada em algum dos diálogos, mas essa solução pareceu pouco autêntica.
Não vou responder [onde está a faca] porque se eu respondesse, isso estragaria tudo... Isso está resolvido na nossa história. Mas o ponto é que não precisamos responder, e ao fazer isso, criamos uma pergunta que fica pendurada."
Thorne continuou: "Os espectadores entendem o ritmo em que estamos como dramaturgos. Um público tem certas expectativas sobre o que vai acontecer. O que a série pode fazer por meio do formato de plano-sequência é desafiar essas expectativas de uma maneira diferente."
Embora o foco da narrativa não esteja na arma supostamente utilizada por Jamie Miller, a faca serve como um símbolo para a temática da série, que explora, entre outras coisas, a misoginia e a radicalização online.
Adolescência não tem influência direta de um caso específico, mas foi inspirada pelo aumento alarmante de ataques com facas no Reino Unido. Segundo o Office for National Statistics, crimes desse tipo dobraram na última década na Inglaterra e no País de Gales. Em 2023, o Ministério da Justiça britânico registrou 18 mil condenações por crimes envolvendo facas, sendo que 17,3% dos agressores tinham entre 10 e 17 anos.
+++LEIA MAIS: Entenda o final de Adolescência: Jamie é realmente culpado?
+++LEIA MAIS: Premier britânico defende exibição de Adolescência, da Netflix, nas escolas
+++LEIA MAIS: Adolescência: Quem é Owen Cooper, protagonista que nunca havia atuado ates