- 1899 e Black Silence (Foto: Reprodução / Twitter)

Criadores de '1899' de pronunciam após acusação de plágio

Mary Cagnin, responsável pelos quadrinhos Black Silence, apontou diversas semelhanças com 1899, série da Netflix

Redação Publicado em 21/11/2022, às 11h41

Baran Bo Odar e Jantje Friese, criadores de 1899, nova série da Netflix, se manifestaram sobre as acusações de plágio feita pela quadrinista brasileira Mary Cagnin. Na manhã desta segunda-feira (21) os roteiristas afirmaram não conhecer a obra de Cagnin e ainda acusaram a quadrinista de usar a série para vender seu graphic novel.

(...) uma artista brasileira alegou que roubamos de sua graphic novel. Para deixar claro: nós não fizemos isso! Até ontem nem sabíamos da existência dessa graphic novel. Ao longo de dois anos, colocamos dor, suor e exaustão na criação de 1899. Esta é uma ideia original e não baseada em nenhum material. No entanto, estamos sendo bombardeados com mensagens - algumas delas feias e ofensivas. Alguém dá um alarme false e todos vão em cima, sem ao menos checar se as afirmações fazem algum sentido. Claro que isso deveria ser um esquema para vender mais de suas histórias em quadrinhos: bem jogado”, escreveu Jantje Friese

Odar também se manifestou, compartilhando o post de um perfil de fãs da série e agradecendo o apoio.

“Obrigado @1899netflix por essas palavras gentis. Eles significam muito para nós. Como já mencionei em meu post anterior: Infelizmente não conhecemos a artista, nem sua obra ou quadrinho. Nunca roubaríamos de outros artistas porque somos artistas. Também entramos em contato com ela, então esperamos que ela retire essas acusações. A internet se tornou um lugar estranho. Por favor, mais amor em vez de ódio”, ele escreveu.

Artista brasileira acusa Netflix por plágio na série '1899'

1899, série da Netflix, sofreu acusações de plágio pela artista brasileira Mary Cagnin. Conforme apontou em publicações no Twitter, produção da gigante do streaming carrega diversos elementos semelhantes a Black Silence, quadrinhos publicados em 2016.

Segundo Mary, há semelhanças estéticas em vários episódios, e as produções só diferem quanto ao local escolhido. Enquanto a HQ acontece no espaço, 1899 se passa em um navio do século XIX.

entretenimento netflix notícias acusação plágio dark 1899

Leia também

The Acolyte: Disney diz que desempenho "não foi suficiente" para justificar 2ª temporada


3ª e última temporada de What If...?, série da Marvel, estreia no Disney+


Stranger Things: Millie Bobby Brown faz discurso emocionante na despedida da série


Stranger Things encerra filmagens de sua 5ª e última temporada


Que horas estreia o 6º e último episódio da 1ª temporada de Duna: A Profecia?


Quando estreia o 3º episódio da série Dexter: Pecado Original?