Em entrevista à CARAS, Alexandre Avancini, o diretor-geral de 'Uga Uga' e 'Os Mutantes', falou sobre os desafios do cinema norte-americano
Redação Publicado em 04/03/2023, às 08h00
Ex-diretor das emissoras Globo e Record, Alexandre Avancini esteve por trás de grandes sucessos da televisão brasileira, como Os Mutantes e Os Dez Mandamentos. Em 2019, no entanto, o diretor abandonou o universo das novelas e, agora, investe sua experiência no cinema norte-americano, buscando investimentos para um longa de zumbis na Amazônia.
Foi em entrevista à CARAS Brasil que Alexandre Avancini narrou sua transição dos folhetins brasileiros para os filmes estadunidenses. Segundo o cineasta, tudo começou em 2019, quando saiu da Record e mudou-se para Los Angeles. Na época, ele já negociava a produção de uma biografia sobre o cantor francês Maurice Chevalier.
+++LEIA MAIS: Fuãn fuãn fuén fuõn: Qual a música por trás do meme?
O problema é que, como muitos dos projetos que estavam em desenvolvimento naquele ano, o filme teve de ser adiado por conta da pandemia do Coronavirus. E agora, anos mais tarde, o diretor brasileiro tem de enfrentar os desafios de um país com uma cultura cinematográfica bastante rica e, dessa forma, muito exigente.
Nos Estados Unidos, se o seu roteiro não está formatado com a fonte adequada, vai pro lixo, seja a ideia que for, seja uma obra-prima", explicou o diretor, à CARAS.
+++LEIA MAIS: Quando João Gordo e punks fizeram de tudo ao participarem de novela da Globo
Com isso em mente, Avancini começou a trabalhar ao lado do roteirista norte-americano Adam G. Simon em meados de 2020. Juntos, os especialistas contam com o apoio de Carolina Viana, ex- head de aquisições da Netflix, para produzir o longa Zombie Rio — o primeiro terror do gênero que promete falar sobre zumbis através de uma abordagem ecológica.
Ambientado em plena Amazônia, o filme pretende narrar a história de uma farmacêutica norte-americana que acaba se envolvendo com xamãs brasileiros. Dessa forma, além de contar com a clássica trama dos mortos-vivos, o projeto ainda abordará a defesa das florestas.
+++LEIA MAIS: Mario Lago, o ator preso e retirado às pressas de novela por ser contra ditadura
"Americano gosta de assistir filmes em que o americano esteja vivenciando uma experiência nova e eles adoram o tema Amazônia. O elenco será norte-americano, mas contará com participações brasileiras já conhecidas no mercado americano”, revelou o diretor.
Responsável por novelas como Quatro por Quatro e Por Amor, Alexandre Avancini também foi diretor-geral de Uga Uga, sucesso transmitido pela TV Globo entre 2000 e 2001. Protagonizado por Cláudio Heinrich, o projeto nunca foi reprisado, mas está disponível no Globoplay. "Foi um trabalho muito bacana e a novela arrebentou. Fomos para o Xingu fazer laboratório por 15 dias com o cacique Aritana", lembrou Alexandre, ainda na entrevista.
+++LEIA MAIS: Sua Vida Me Pertence: Relembre primeira novela era exibida na TV brasileira
Produtores da Gullane defendem mistura entre música e cinema: "Reinventar a cultura brasileira"
Divertida Mente adota 'estilo The Office' em trailer de série derivada
Paul Mescal conhece seu doppelgänger: 'Isso é loucura'; veja
Paul Mescal não liga de conhecer Rei Charles: 'Sou irlandês, não está na lista de prioridades'
Denzel Washington confessa que causou 'verdadeiros problemas' após Malcolm X
O Casal Perfeito: Nicole Kidman revela reação do marido ao assistir à série