- Bruce Willis e Emma Heming Willis (Foto: Dia Dipasupil/WireImage)
DIAGNÓSTICO

Esposa de Bruce Willis revela que sintomas de demência foram confundidos com gagueira

O ator foi diagnosticado com demência frontotemporal, doença que afeta personalidade, comportamento e linguagem

Redação Publicado em 01/11/2024, às 11h29

Emma Heming, esposa de Bruce Willis, revelou que alguns sintomas da demência enfretada pelo ator atualmente foram confundidos com gagueira antes de diagnóstico. Em entrevista à revista Town & Country (via People), Heming afirmou que "Bruce sempre teve gagueira, mas era bom em disfarçá-la".

"Para Bruce, [a demência] começou nos seus lobos temporais e, então, espalhou-se para a parte frontal do cérebro. Ela ataca e destrói as habilidades da pessoa de andar, pensar, tomar decisões", explicou. "A linguagem dele começou a mudar, parecia parte de uma gagueira, era apenas Bruce. Nunca, em um milhão de anos, eu pensaria que seria uma forma de demência em alguém tão jovem."

Segundo o Hospital Israelita Albert Einstein, a demência frontotemporal define um "grupo de distúrbios neurodegenerativos que afetam áreas do cérebro conhecidas como lobos frontais e temporais, associados a personalidade, comportamento e linguagem".

A modelo, casada com Willis desde 2009, continuou: "Eu digo que a demência frontotemporal sussurra, não grita. É difícil para mim dizer, 'Foi aqui que Bruce terminou e onde a doença começou a tomar o controle'. Ele foi diagnosticado há dois anos, mas, um ano antes disso, recebemos um diagnóstico impreciso de afasia, que é um sintoma de uma doença, mas não ela em si".

"Ele teve uma gagueira severa na infância. Ele foi para a faculdade, e lá havia um professor de teatro que disse: 'Tenho algo que vai te ajudar'. Dessa aula em diante, Bruce percebeu que poderia memorizar um roteiro e recitá-lo sem gaguejar. Foi isso o que o impulsionou a atuar", contou.

Conforme o Hospital Israelita Albert Einstein, "não há cura nem tratamento específico para a demência frontotemporal", mas "alguns medicamentos e fonoterapia podem ajudar a atrasar a progressão dos sintomas".

Heming confessou que está "muito melhor do que quando recebeu o diagnóstico da doença". "Temos tantos planos, tantas coisas bonitas que queremos fazer com nossas filhas, tantas coisas que queremos experimentar juntos. Você apenas arranca essa página por completo, e aí, como reescreve a história? Estou aprendendo a retomar o controle. Pode não ser a história mais bonita que eu poderia ter, mas há lampejos", refletiu.

+++LEIA MAIS: Esposa de Bruce Willis indica que ator, diagnosticado com demência, não consegue mais falar
+++LEIA MAIS: Emma Heming, esposa de Bruce Willis, escreve livro sobre como cuidar de entes queridos com demência

doença Bruce Willis diagnóstico gagueira demência demência frontotemporal Emma Heming

Leia também

Produtores da Gullane defendem mistura entre música e cinema: "Reinventar a cultura brasileira"


Divertida Mente adota 'estilo The Office' em trailer de série derivada


Paul Mescal conhece seu doppelgänger: 'Isso é loucura'; veja


Paul Mescal não liga de conhecer Rei Charles: 'Sou irlandês, não está na lista de prioridades'


Denzel Washington confessa que causou 'verdadeiros problemas' após Malcolm X


O Casal Perfeito: Nicole Kidman revela reação do marido ao assistir à série