'Não Sou Teu Negro,' canção de Alcione e Caio Prado, será tema do especial Falas Negras exibido na TV Globo neste sábado, 20
Redação Publicado em 17/11/2021, às 21h26
Alcione e Caio Prado se uniram para apresentar a canção-tema “Não Sou Teu Negro” do especial Falas Negras, que será exibido neste sábado, 20, na TV Globo. Com referência ao livro do norte-americano James Baldwin que inspirou o documentário Eu não sou seu negro (2016), a música é um protesto contra racismo e homenageia a cultura, força e união da população negra.
“Fiquei imensamente honrado com o convite, e é uma alegria enorme poder contribuir com um especial de tanta representatividade ao lado de uma cantora como Alcione que, para mim, é a voz do povo, a voz da rua, aquela que nunca deixa o samba morrer,” disse Caio Prado em comunicado à imprensa.
Cantor e compositor completou: “As músicas de protesto sempre foram as que mais se destacaram na minha carreira e ‘Não Sou Teu Negro’ representa toda uma construção da identidade do que é ser preto e, ao mesmo tempo, é uma forma de produzir orgulho para nós.”
“Não Sou Teu Negro” foi originalmente lançada em novembro de 2020, mas a dupla se reencontrou em outubro deste ano no Museu de Arte do Rio, onde performaram a canção. A apresentação emocionante fez parte das últimas filmagens do Falas Negras, tendo como fundo a exposição Yorùbáiano, do artista visual Ayrson Heráclito.
+++ LEIA MAIS: Alcione, Martinho da Vila, Diogo Nogueira e Roberta Sá fazem homenagem ao samba
Alcione também falou sobre a oportunidade do especial: “Essa participação é muito especial para mim. Principalmente por se tratar de um tema como esse, sobre as nossas ‘falas negras.’ Fiquei muito feliz de ver o que se passa no interior desse projeto.”
“É muito lindo! Fiquei muito honrada e agradecida. Com certeza vai ser uma oportunidade muito grande de vocês assistirem a todo esse trabalho, onde a cultura negra vai estar representada. Fico muito feliz de estar aqui também dando a minha contribuição. Peço a todos vocês que não percam!,” disse.
+++ LEIA MAIS: Cabeça de Nêgo: Conheça elogiado filme cearense do diretor Déo Cardoso
Este ano, o Falas Negras destacou a trajetória de brasileiros que são referências nas áreas em que atuam e servem de inspiração para outras pessoas. Nessa edição, serão cinco histórias sobre “a professora mato-grossense Ana Fernandes, o produtor audiovisual Crystom Rodrigues, o pedreiro baiano Geomar Rabelo, a chef e empreendedora social Negralinda e a médica carioca Fátima Oladejo.”
Dirigido por Naína de Paula e Henrique Matias, Falas Negras tem roteiro de Igor Verde e Valéria Almeira. O especial vai ao ar no Dia Nacional da Consciência Negra, 20 de novembro, após a novela Um Lugar ao Sol. Também terá exibição no GNT dia 22, depois de Papo de Segunda, e no Canal Brasil no dia 26, às 19h10.
A série de TV que mudou a regra do jogo, segundo Stephen King
Primeiro episódio de Amor da Minha Vida será exibido nas redes sociais
Que horas estreia o 2º episódio de Duna: A Profecia, série derivada de Duna?
Kate Winslet e Leonardo DiCaprio se reencontram e atriz se emociona
Amor da Minha Vida, nova série com Bruna Marquezine, estreia no Disney+
Produtores da Gullane defendem mistura entre música e cinema: "Reinventar a cultura brasileira"