Eleita Imortal da Academia Brasileira de Letras em novembro de 2021, Fernanda Montenegro decidiu não dar continuidade ao seu contrato na emissora
Redação
Publicado em 19/12/2022, às 16h30Em meados de 1981, a premiada Fernanda Montenegro estreou na TV Globo como personagem da novela Baila Comigo, de Manoel Carlos. Hoje, mais de 40 anos depois, a atriz decidiu não renovar seu contrato com a emissora para 2023, colocando um ponto final em sua história na marca.
Aos 93 anos, Fernanda Montenegro é uma das mais renomadas atrizes do Brasil. Eleita como uma Imortal da Academia Brasileira de Letras em novembro de 2021, a artista venceu a categoria de Melhor Atriz no Emmy Internacional em 2013, por seu papel em Doce de Mãe — e chegou a ser indicada ao Globo de Ouro e ao Oscar, ambos na categoria de Melhor Atriz, por seu trabalho em Central do Brasil.
Mais recentemente, após contracenar com a própria filha, Fernanda Torres, em uma série lançada durante a pandemia, Fernanda Montenegro finalizou as gravações do filme Dona Vitória, onde aparece em cerca de 130 cenas, segundo O Globo. Dirigido por Andrucha Washington, o longa marca o retorno da atriz como protagonista no cinema e ainda conta com Linn da Quebrada em seu elenco.
Agora, com o fim de seu contrato na Globo, Montenegro também abandona as gravações de Terra Vermelha, novela das 21h que deve estrear na emissora em abril de 2023, produção para a qual estava escalada. Ainda assim, é interessante pontuar que os planos da atriz estão bem longe da aposentadoria.
Isso porque, ainda de acordo com O Globo, o próximo lançamento na agenda de Montenegro é um filme de Walter Salles inspirado em “Ainda estou aqui”, romance autobiográfico de Marcelo Rubens Paiva, que narra a prisão e desaparecimento do pai do autor. Dessa forma, além do longa, cujas demais informações ainda não foram divulgadas, a grande atriz pretende seguir com sua carreira nos cinemas.
+++LEIA MAIS: Fernanda Montenegro: O que são 'cadeiras imortais' da Academia Brasileira de Letras?