A emocionante série For Life está disponível na Netflix e acompanha uma narrativa impressionante sobre injustiça, determinação e desigualdade
Camilla Millan
Publicado em 23/08/2021, às 14h47Desde que estreou na Netflix no início de agosto, For Life alcançou enorme popularidade no streaming. Há semanas, a série ocupa a lista de produções em alta na plataforma — e o motivo é a qualidade inegável da produção.
A trama acompanha um homem acusado injustamente de ser um traficante de drogas e condenado à prisão perpétua. Enquanto está preso, o homem se torna um advogado, representando outros presidiários e a si mesmo para tentar provar a sua inocência.
+++LEIA MAIS: Negros representam 60% dos presos injustamente no Brasil
O drama jurídico inteligente foi produzido por 50 Cent, que também estrela a produção ao lado do protagonista Nicholas Pinnock, Indira Varma, Joy Bryant, Peter Greene e mais. Em diálogo à história envolvente, a atuação certeira do elenco é responsável pela narrativa impressionante.
Atualmente disponível na Netflix e Globoplay, For Life é uma narrativa incrível sobre justiça, desigualdade e determinação. Confira 5 motivos para assistir ao seriado produzido pelo rapper 50 Cent.
+++LEIA MAIS: For Life - Lutando por Justiça: Tudo o que sabemos sobre série produzida por 50 Cent
Não basta ser uma narrativa instigante, For Life é baseado na história verídica de Isaac Wright Jr, um empresário e produtor musical independente preso injustamente em 1989 por um crime que não cometeu.
Assim como o protagonista Aaron Wallace na série, Isaac Wright Jr precisou aprender direito para lutar pelos seus direitos e provar a inocência. Inclusive, o próprio homem preso injustamente participou de todo o processo de roteirização do seriado.
+++LEIA MAIS: 4 motivos para assistir Shiny Flakes: Drogas Online na Netflix [LISTA]
O rapper 50 Cent está por trás da produção da série, e inclusive tem um papel na trama. Ele entrou em contato com a história verídica quando o advogado foi contratado por um proprietário de um clube de luta ilegal no Bronx, que procurava legitimar seu negócio e era amigo do músico.
Em entrevista à Billboard, o músico explicou que decidiu produzir a história pela narrativa “forte e verdadeira”: "Eu vejo a produção como encontrar as histórias mais significativas, e então você chega a um ponto em que os fatos são melhores do que a ficção. Para isso, não se tratava apenas de dizer 'um em um milhão'. Ele realmente é único," disse na reportagem (via Adoro Cinema).
+++LEIA MAIS: Há 15 anos, 50 Cent lançou pôster problemático e causou revolta na Filadélfia; entenda
Para envolver o público, a narrativa conta com atuações incríveis — e um destaque é, definitivamente, o protagonista Nicholas Pinnock no papel de Aaron Wallace. O astro transmite a determinação do homem, assim como os momentos angustiantes, com maestria.
Os outros personagens também compõem a narrativa de forma incrível, principalmente Joy Bryant no papel de Marie Wallace, esposa do homem preso injustamente. A atuação de 50 Cent também não pode ser esquecida — e dá ainda mais potência às reviravoltas da tama.
For Life não erra em retratar as muitas falhas do sistema judiciário e carcerário nos Estados Unidos, mas que podem ser replicados facilmente em outras sociedades, como a brasileira. Na série, a justiça está nas mãos de quem tem poder — e muitas veze o utiliza sem escrúpulos.
Diante da desigualdade de um sistema falho, a população negra e latina se torna alvo. Mais do que isso, as injustiças também são escancaradas quando se trata da população excluída da sociedade: os presidiários.
Na prisão, a corrupção de agentes e do sistema faz parte de convivência diária — e dificulta o trabalho de qualquer um que pretende se provar inocente e revindicar seus direitos.
Ao longo da trama, vários temas importantes são abordados. Além das falhas do sistema carcerário e judiciário citadas anteriormente, racismo, homofobia e os desafios da mulher preta são abordados, mesmo que de forma pontual.
A prisão injusta do protagonista é apenas o ponto de partida para uma série de discussões sobre a sociedade, os direitos e, inclusive, o impacto do cárcere para as famílias dos detentos. É uma narrativa muitas vezes triste, mas verídica.
+++ CONFIRA TUDO SOBRE A BANDA 5 SECONDS OF SUMMER!