- Elenco de Friends (Foto: Divulgação/Warner Bros.)

Friends: Criadora se desculpa pela falta de representatividade com doação de US$ 4 milhões para estudos afro-americanos

Marta Kauffman revelou que refletiu sobre a falta de diversidade em Friends ao longo dos anos

Redação Publicado em 01/07/2022, às 10h46

Co-criadora de Friends (1994), Marta Kauffman fez uma doação de US$ 4 milhões para estudos afro-americanos como pedido de desculpa pela falta de representatividade na série. A sitcom foi alvo de críticas ao longo dos anos por trazer personagens predominantemente brancos.

Kauffman, que também é co-criadora da série Grace and Frankie (2015) da Netflix, pretende doar o dinheiro para o Departamento de Estudos Afro-Americanos da Universidade Brandeis, em Boston, Estados Unidos. Em entrevista ao Los Angeles Times, ela disse que a mudança veio do coração após as críticas à série e a morte de George Floyd pela polícia norte-americana em 2020.

+++ LEIA MAIS: Friends: Courteney Cox ‘não se lembra’ de filmar vários episódios da série; entenda

“Aprendi muito nos últimos 20 anos,” disse. “Admitir e aceitar a culpa não é fácil. É doloroso olhar para você no espelho. Estou envergonhada que não sabia disso 25 anos atrás.”

Criadora completou: “Levou um bom tempo para eu entender o qual internalizado é o sistema racista. Tenho trabalhado muito duro para me tornar uma aliada, uma anti-racista. E isso parece ser a maneira que posso participar da discussão do ponto de vista de uma mulher branca.”

+++ LEIA MAIS: Friends: Jennifer Aniston teme revelação de segredos pessoais em biografia de Matthew Perry

 

Essa não é a primeira vez a falta de diversidade em Friends é discutida. O co-criador David Bright também falou sobre o assunto em entrevista ao The Hollywood Reporter, dizendo que não tinha intenção de montar um elenco principal completamente branco.

“É importante as séries de hoje em dia refletirem a sociedade como ela realmente é,” disse. “Mas, pela nossa experiência, por nós três, pode ser o que experienciamos quando éramos mais jovens em Nova York. Mas não tínhamos a intenção de ter um elenco só de pessoas brancas. Esse não era nosso objetivo. Obviamente, a química entre os seis atores fala por si só.”

+++ LEIA MAIS: Friends: Matthew Perry colocou 'muita pressão em si mesmo', diz Courteney Cox

Ele completou: “Eu seria louco de não contratar esses seis atores. O que posso dizer? Que eu queria que Lisa fosse negra? Eu amei esse elenco. Amei a série e amei a experiência.”

Com Jennifer Aniston, Courtney Cox, Matthew Perry, Lisa Kudrow, David Schwimmer e Matt LeBlanc, Friends acompanha um grupo de amigos na cidade de Nova York. A série é uma das sitcoms mais populares de todos os tempos, totalizando 10 temporadas e um especial na HBO Max.

série entretenimento Friends sitcom criadora falta de representatividade marta kauffman

Leia também

Marlon Wayans, de 'As Branquelas', critica Elon Musk por não aceitar filha trans


Lisa, Cher e Tyla são confirmadas como atrações musicais do Victoria’s Secret Fashion Show 2024


Spin-off de 'Dragula', reality que junta drag queens e terror, chega ao streaming


Irmãos Menendez, nova temporada da antologia Monstros, estreia na Netflix


Agatha Desde Sempre, nova série da Marvel, estreia no Disney+


Kevin McHale e Jenna Ushkowitz relembram última vez que gravaram 'Glee' com Cory Monteith