I’LL BE THERE FOR YOU

Friends: O que roteirista mudaria se série fosse feita hoje?

Alguns anos após Friends acabar na 10ª temporada, alguns telespectadores começaram a apontar algumas falhas na icônica série

Felipe Grutter (@felipegrutter)

Publicado em 18/09/2024, às 13h14
COMPARTILHE
- Friends (Foto: Warner Bros. Television)

Uma das maiores sitcoms da história de Hollywood, Friends teve 10 temporadas e conquistou legiões de fãs ao redor do mundo, mas alguns aspectos da série seriam revisados caso ela fosse feita atualmente, segundo o roteirista Andrew Reich.

Em entrevista ao The Guardian para comemorar os 30 anos do lançamento do primeiro episódio do seriado, Reich, que escreveu cenas na terceira temporada, explicou como a falta de diversidade seria um assunto a ser resolvido.

+++LEIA MAIS: Criadores de Friends sobre falta de diversidade: 'Não planejamos'


Criadora de Friends se desculpa pela falta de representatividade com doação de US$ 4 milhões para estudos afro-americanos

Co-criadora de Friends (1994), Marta Kauffman fez uma doação de US$ 4 milhões para estudos afro-americanos como pedido de desculpa pela falta de representatividade na série. A sitcom foi alvo de críticas ao longo dos anos por trazer personagens predominantemente brancos.

Kauffman, que também é co-criadora da série Grace and Frankie (2015) da Netflix, pretende doar o dinheiro para o Departamento de Estudos Afro-Americanos da Universidade Brandeis, em Boston, Estados Unidos. Em entrevista ao Los Angeles Times, ela disse que a mudança veio do coração após as críticas à série e a morte de George Floyd pela polícia norte-americana em 2020.

+++LEIA MAIS: Friends: Courteney Cox ‘não se lembra’ de filmar vários episódios da série; entenda

“Aprendi muito nos últimos 20 anos,” disse. “Admitir e aceitar a culpa não é fácil. É doloroso olhar para você no espelho. Estou envergonhada que não sabia disso 25 anos atrás. Levou um bom tempo para eu entender o qual internalizado é o sistema racista. Tenho trabalhado muito duro para me tornar uma aliada, uma anti-racista. E isso parece ser a maneira que posso participar da discussão do ponto de vista de uma mulher branca.

 

Essa não é a primeira vez a falta de diversidade em Friends é discutida. O co-criador David Bright também falou sobre o assunto em entrevista ao The Hollywood Reporter, dizendo que não tinha intenção de montar um elenco principal completamente branco.

“É importante as séries de hoje em dia refletirem a sociedade como ela realmente é,” disse. “Mas, pela nossa experiência, por nós três, pode ser o que experienciamos quando éramos mais jovens em Nova York. Mas não tínhamos a intenção de ter um elenco só de pessoas brancas. Esse não era nosso objetivo. Obviamente, a química entre os seis atores fala por si só.”

+++LEIA MAIS: Friends: Matthew Perry colocou 'muita pressão em si mesmo', diz Courteney Cox

Ele completou: “Eu seria louca de não contratar esses seis atores. O que posso dizer? Que eu queria que Lisa fosse negra? Eu amei esse elenco. Amei a série e amei a experiência.”

Com Jennifer Aniston, Courtney Cox, Matthew Perry, Lisa Kudrow, David Schwimmer e Matt LeBlanc, Friends acompanha um grupo de amigos na cidade de Nova York. A série é uma das sitcoms mais populares de todos os tempos, totalizando 10 temporadas e um especial na HBO Max.

+++LEIA MAIS: Friends: Jennifer Aniston teme revelação de segredos pessoais em biografia de Matthew Perry

TAGS: série, hoje, diversidade, mudança, Friends, Roteirista