- George R. R. Martin (Foto: Neilson Barnard/Getty Images)
Opinião

George R. R. Martin diz que 'as coisas pioraram' com adaptações para TV e cinema

Apesar de achar muitas falhas em adaptações, George R. R. Martin aproveitou para elogiar uma série recente que fez sucesso: Shogun

Felipe Grutter (@felipegrutter) Publicado em 29/05/2024, às 12h15

Conhecido por criar os livros da saga A Guerra dos Tronos: As Crônicas de Gelo e Fogo, que basearam a série de sucesso Game of Thrones, George R. R. Martin opinou como "as coisas pioraram" em relação às adaptações para televisão e cinema.

Em publicação feita no blog dele na última sexta, 24, o escritor relembrou de um evento, no qual participou com Neil Gaiman, em 2022. Ele se referiu a uma reportagem da Variety sobre o evento, onde lamentou a própria experiência em escrever roteiros para episódios de Além da Imaginação.

+++LEIA MAIS: Game of Thrones: George R. R. Martin revela que há três animações em desenvolvimento

Segundo Martin, ele foi pressionado a fazer mudanças "ilegítimas" ao adaptar um conto para a série de televisão, devido a restrições orçamentárias. "Eu era novo em Hollywood. Eu não disse: ‘Vocês são idiotas,’" disse. Para o autor, desde 2022, "pouquíssimas coisas mudaram desde então."

Na verdade, as coisas pioraram. Não importa quão importante seja o escritor, não importa quão bom seja o livro, sempre parece haver alguém por perto que pensa que pode fazer melhor, ansioso para pegar a história e ‘melhorá-la.’

"Eles nunca melhoram as coisas, no entanto. 999 vezes em mil, eles pioram a situação," continuou. No entanto, no resto da publicação do blog, ele aproveitou para elogiar uma série recente, intitulada Shogun, que "merece aplausos," por conta da forma como trata material de origem.

+++LEIA MAIS: George R. R. Martin anuncia grande mudança em prequel de Game of Thrones

"Acho que o autor teria ficado satisfeito. Tanto os roteiristas antigos quanto os novos honraram o material original e nos deram adaptações incríveis, resistindo ao impulso de ‘torná-lo seu.’ Mas não acredite apenas na minha palavra. Assista você mesmo," escreveu.

cinema game of thrones tv George R. R. Martin adaptação autor Roteirista

Leia também

Produtores da Gullane defendem mistura entre música e cinema: "Reinventar a cultura brasileira"


Divertida Mente adota 'estilo The Office' em trailer de série derivada


Paul Mescal conhece seu doppelgänger: 'Isso é loucura'; veja


Paul Mescal não liga de conhecer Rei Charles: 'Sou irlandês, não está na lista de prioridades'


Denzel Washington confessa que causou 'verdadeiros problemas' após Malcolm X


O Casal Perfeito: Nicole Kidman revela reação do marido ao assistir à série