Após confirmação de God of War no PC, veja quais exclusivos não foram adaptados, mas poderiam - CEO da Sony, Jim Ryan, tem planos para mais games
Dimitrius Vlahos (sob supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 28/11/2021, às 17h00 - Atualizado em 23/04/2022, às 13h30
God of War (2018) chegou ao PC em 2022. O game mostra a jornada de Kratos e o filho dele, Atreus, pela mitologia nórdica e possui belos visuais. Além disso, marca a reformulação de uma das franquias mais bem sucedidas da Sony. Antes embasada na mitologia grega e focada nos combates, God of War mudou, trabalhando mais na construção do enredo e profundidade dos personagens, rendendo nota 94 no Metacritc - a maior da série.
Apesar de chocar parte do público, não é a primeira vez de um exclusivo do Playstation em outras plataformas — e pode não ser a última. Em entrevista à GQ em fevereiro deste ano, o CEO da Sony Interactive Entertainment, Jim Ryan, revelou a adaptação de muitos games para o PC, começando por Days Gone (2019). Além da produção de zumbis, Death Stranding (2019), Horizon Zero Dawn (2017), Heavy Rain (2010), Beyond: Two Souls (2013) e Detroit: Become Human (2018) foram relançados.
+++ LEIA MAIS: Por que God of War Ragnarök será o último jogo da franquia com temática nórdica?
Pensando nisso, listamos cinco jogos do Playstation que dariam boas adaptações no PC; confira:
A produção da Insomniac trouxe uma nova versão do Homem-Aranha. Mais maduro, Peter Parker ainda encara os dilemas entre vida pessoal e de herói, porém, com serenidade. Após finalizar o enredo principal, o usuário é incentivado a continuar no jogo, seja para completar missões secundárias, ou pelo simples prazer de controlar o teioso nas ruas de Nova York.
Com nota 87 no Metacritc, o game da Insomniac recebeu diversos elogios pela construção do mundo aberto, gráficos bonitos e história bem amarrada. Há alguns pontos negativos, como a repetitividade do combate e demora para carregar algumas texturas - o que não deve se repetir com uma portabilidade para o PC.
A história de Joel, Ellie e Abbie chegou ao Playstation 4 no último ano da geração. Com enredo emocional repleto de reviravoltas, o game também chama atenção pelo cuidado com detalhes gráficos. Há vários exemplos disso, como o diário de Ellie, o qual aparece molhado quando chove, ou os ferimentos dos personagens e zumbis após batalhas.
+++ LEIA MAIS: Estão criticando The Last of Us Part II, mas pelos motivos errados [ANÁLISE]
Ao acompanhar os protagonistas por Seattle, o jogo proporciona momentos em um pequeno mundo aberto, com diversos locais a serem explorados e muitos zumbis. A experiência ficou levemente melhor no Playstation 5 (considerando como a Naughty Dog explorou os limites do console antecessor). No PC, há mais recursos para utilizar o potencial gráfico, como aumento de resolução e de quadros por segundo.
Um dos primeiros exclusivos do Playstation 4, Infamous Second Son (2014) teve recepção mista da crítica. O jornal The Guardian, por exemplo, destacou como o jogo é extremamente bonito, mas decepcionante devido aos combates repetitivos e pouca veracidade na reconstrução da cidade de Seattle, Estados Unidos, onde o game acontece.
Apesar dos pontos negativos, o jogo da Sucker Punch proporciona boas horas de diversão, com roteiro simples, cenários belos e uma mecânica bem construída para os poderes do protagonista, Delsin Rowe. Ao ser trazido para o PC com menos expectativas e com um upgrade visual, Infamous Second Son (2014) ganharia fôlego, atraindo o público novamente.
Jogos de corrida existem aos montes, mas a franquia Gran Turismo sempre se destacou pela proposta sóbria, próxima dos simuladores. Gran Turismo Sport (2017) é o jogo mais recente desse universo e impressiona pela quantidade de carros e pistas disponíveis. Até 2021, o game recebe atualizações com novas máquinas.
+++ LEIA MAIS: Os 7 God of War, do pior ao melhor, de acordo com crítica especializada [LISTA]
A Polyphony Digital anunciou o sucessor, Gran Turismo 7, previsto para março de 2022. Não seria surpresa se a produção de 2017 recebesse uma versão de PC — estratégia para chamar atenção para o próximo jogo. O mesmo aconteceu com Horizon Zero Dawn (2017), que chegou à loja da Steam semanas após o anúncio da sequência, Horizon Forbidden West.
Junto a The Last of Us Parte II (2020), Ghost Of Tsushima (2020) foi um dos últimos grandes exclusivos do Playstation 4. Aproveitando o máximo da geração, a produção da Sucker Punch traz belíssimos cenários do Japão, com iluminação de tirar o fôlego. Controlando o samurai Jin Sakai, o jogador explora combates diversos e muito divertidos com o uso de uma espada katana, conhecida pela lâmina levemente curvada.
+++ LEIA MAIS: 10 games que completam uma década em 2021: Batman: Arkham City, Skyrim e mais [LISTA]
Assim como em outros jogos lançados no último ano do PS4, a portabilidade para o PC deixaria Ghost Of Tsushima (2020) melhor graficamente e mais fluido. Há indícios da adaptação para outras plataformas, como a embalagem das cópias físicas. Nelas, estava escrito: “Exclusivo em Playstation,” porém, a frase foi removida nas versões mais recentes.
Os Quatro da Candelária, que relembra chacina no Rio de Janeiro, estreia na Netflix
Que horas estreiam os últimos episódios de Agatha Desde Sempre, da Marvel?
Cillian Murphy diz que nada mudou para ele desde Oscar por Oppenheimer
Armie Hammer lança podcast após acusações de canibalismo e abuso sexual
Ayrton Senna corre atrás do seu destino no trailer de minissérie da Netflix
David Fincher estaria trabalhando em nova série do universo de Round 6, diz site