Kid Abelha e os Abóboras Selvagens: uma das melhores estreias do rock nacional - Reprodução

Há 38 anos, Kid Abelha fazia uma das melhores estreias do rock nacional

A trupe de Paula Toller ainda nem tinha nome, mas tinha hits - e vários deles: "Seu Espião" mudou o jeito de fazer rock nos anos 1980 e trouxe sucessos como "Pintura Íntima", "Fixação" e "Como Eu Quero"

Alexandre Matias (texto) e Pablo Miyazawa (edição) Publicado em 14/06/2022, às 13h51

Embora não faltem bons candidatos, nenhum disco de estreia de um artista brasileiro dos anos 1980 é tão impressionante quanto o primeiro do Kid Abelha & Os Abóboras Selvagens. Aliado ao fato de que a história da banda é praticamente um conto de fadas do rock daquela geração, a sequência de hits que o grupo enfileira ajudou a tornar tacanha a MPB que havia dominado a década anterior.

Kid Abelha e os Abóboras Selvagens (Reprodução)

 

O Kid Abelha surgiu quando Paula Toller, depois de ver uma apresentação do Gang 90 na televisão, descobriu o que queria ser da vida. Quando conheceu o futuro namorado Leoni na universidade, começou a frequentar os ensaios de sua banda Chrisma, que em nada soava como o futuro grupo. A chegada dos anos 1980 e o início do fim da ditadura militar deram um gás em toda uma geração de adolescentes. No Rio, esta safra se materializou ao redor do happening chamado Circo Voador, e o antigo grupo, que agora contava com Bruno Fortunato, George Israel e Beni Borja além de Leoni e Paula, passou a tocar na nova casa de shows e foi chamado para participar da coletânea Rock Voador, que reunia vários dos nomes daquela geração.

+++ LEIA MAIS: Ex-integrante do Kid Abelha revela motivo da separação da banda: ‘Paula diva’

'Seu Espião' de Kid Abelha e os Abóboras Selvagens (Reprodução)

 

O nome inusitado do grupo – escolhido durante uma entrevista ao vivo na rádio Fluminense – ajudava a chamar atenção, mas o primeiro compacto lançado em 1983 (com “Pintura Íntima” no lado A e “Por Que Não Eu?” no lado B) e a presença meio tímida, meio blasé de Paula Toller transformaram o grupo em um sucesso.

O início de 1984 confirmou as expectativas com o emblemático Seu Espião (WEA Discos, 1984). As referências estéticas vão da new wave ao tecnopop e os temas adolescentes das canções não tratavam o ouvinte de forma paternalista, afinal, a banda tinha a mesma faixa etária de seu público. Além das faixas do primeiro single, o disco ainda emplacaria “Fixação”, “Alice”, a faixa-título e as baladas “Nada Tanto Assim” e “Como Eu Quero”, esta última pinçada pelo produtor Liminha quase no fim da gravação, dos rascunhos que a banda pensava em descartar. É o grande álbum de new wave brasileiro, um disco pop perfeito.

+++ LEIA MAIS: Pop, teatro e quadrinhos: como a Blitz redefiniu a estética da música nos anos 1980

Destaques do álbum incluem as faixas “Como Eu Quero”, “Fixação”, “Nada Tanto Assim” e “Pintura Íntima”.

Ouça abaixo o álbum completo Seu Espião

Os 80 maiores discos do Rock Nacional

Parte do Dossiê 40 anos do Rock Nacional, edição especial de colecionador da Rolling Stone Brasil, a lista "Os 80 Maiores Discos do Rock Nacional" reúne os principais trabalhos do que parece ter sido um levante artístico, unificado e contínuo mobilizado inicialmente pela juventude do Rio de Janeiro dos anos 1980. Na revista, já disponível em bancas físicas e digitais, você confere a curadoria realizada pelos editores da Rolling Stone Brasil com os 80 discos mais importantes do rock nacional, separados em quatro categorias e organizados por ordem cronológica de lançamento.

Dossiê 40 Anos de Rock Nacional (Reprodução)

 

rock nacional rock Rolling Stone Paula Toller Kid Abelha

Leia também

Produtores da Gullane defendem mistura entre música e cinema: "Reinventar a cultura brasileira"


Divertida Mente adota 'estilo The Office' em trailer de série derivada


Paul Mescal conhece seu doppelgänger: 'Isso é loucura'; veja


Paul Mescal não liga de conhecer Rei Charles: 'Sou irlandês, não está na lista de prioridades'


Denzel Washington confessa que causou 'verdadeiros problemas' após Malcolm X


O Casal Perfeito: Nicole Kidman revela reação do marido ao assistir à série