Haim, a sensação do pop rock americano que homenageou Xuxa no Rio

Este, Danielle e Alana Haim começaram show com versão em espanhol de “Ilariê”; idolatria foi explicada durante apresentação

Por Igor Miranda (@igormirandasite)

Publicado em 31/05/2023, às 19h30
COMPARTILHE
- Foto: @haimtheband (Instagram)

Boa parte do público que marcou presença no segundo dia do festival MITA, realizado durante o último fim de semana no Rio de Janeiro, se surpreendeu com os segundos iniciais do show da Haim. Antes que as irmãs Este (baixo e voz), Danielle (guitarra e voz) e Alana Haim (piano, guitarra e voz) subissem ao palco, uma introdução ao som da versão em espanhol de “Ilariê”, hit máximo de Xuxa Meneghel, foi tocada nas caixas de som posicionadas no Jockey Club Brasileiro.

Esta não seria a única referência à Rainha dos Baixinhos na apresentação realizada entre o fim da tarde e início da noite de domingo (28). Em cobertura para o site Igor Miranda, o jornalista Pedro Hollanda observou que “a experiência se tornou verdadeiramente surreal quando Este puxou um coro da música da plateia e revelou ter mandado mensagem para a apresentadora no Instagram, sem resposta (a brasileira acabou se manifestando com um post agradecendo pela homenagem após o show)”.

A história da Haim com o Brasil não se restringe a Xuxa. O pai das artistas, Mordechai “Moti” Haim, veio ao país no passado porque sonhava em conhecê-lo. O apreço por nossa terra foi compartilhado com as filhas, que acompanhavam a Rainha dos Baixinhos lá dos Estados Unidos, já que ela teve programas gravados em inglês e espanhol com exibição em território ianque e em outros lugares do planeta.

A introdução do show da Haim no festival MITA foi simplesmente… “Ilariê”, de Maria da Graça Xuxa Meneghel. pic.twitter.com/DNrNCdLZCh

— Igor Miranda (@igormirandasite) May 29, 2023

Este, vale destacar, formou-se em etnomusicologia pela UCLA com especialização em música brasileira. Por isso, ficou tão emocionada ao receber uma camiseta com o rosto de Xuxa na estampa durante a execução da música “3 A.M.”. Conforme transcrito pelo site da revista Veja, declarou:

“Não acredito que você está me dando essa camisa. Esse é o melhor dia da minha vida.”

No próximo fim de semana, o festival MITA  será levado a São Paulo. Haim e outras atrações do evento no Rio, como Lana Del Rey, Florence + the Machine, NX Zero e The Mars Volta, irão se apresentar na edição paulistana.

Haim para além da Xuxa

Não é apenas de amor por Xuxa Meneghel que se faz a Haim. As talentosas irmãs representaram na última década uma das grandes revelações do pop/indie rock contemporâneo. Logo com seu álbum de estreia, Days Are Gone (2013), venderam mais de 300 mil cópias no Reino Unido, conquistando certificação de platina no embalo do hit “The Wire” e outros singles como “If I Could Change Your Mind”, “Falling” e “Don’t Save Me”.

Os discos posteriores, Something to Tell You (2017) e Women in Music Pt. III (2020), também tiveram boa repercussão, atingindo posições altas nas paradas do Reino Unido, Estados Unidos, Austrália e Irlanda, entre outros países. Gravaram ainda parcerias com Bastille, Calvin Harris e Taylor Swift, além de terem contado com ninguém menos que Lizzo, pouco antes de estourar, como atração de abertura em uma turnê de 2018.

Em 2015, as irmãs foram indicadas ao Grammy de Artista Revelação. Seis anos depois, concorreram aos prêmios de Álbum do Ano (por Women in Music Pt. III) e Melhor Performance de Rock (por “The Steps”). Não venceram, mas não importa também nunca levou um gramofone de ouro para casa.

TAGS: grammy, xuxa, haim, Festival Mita, Xuxa Meneghel